Home Blog Estudantes do curso de Pós em Enfermagem Obstétrica visitam hospital de referência em Belo Horizonte

Estudantes do curso de Pós em Enfermagem Obstétrica visitam hospital de referência em Belo Horizonte

Os estudantes do curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica do Curso de Pós Graduação - FAMPER estiveram neste último final de semana em Belo Horizontel - MG para a visita técnica com viagem inclusa como parte do curso.

De acordo com a gestora Gisele de Souza Mendes, que acompanhou o grupo na viagem, os alunos aproveitaram muito, com uma experiência enriquecedora para todos, tanto que querem tentar fazer o intercâmbio de um mês que o hospital oferece e também a residência.

"Quem nos recebeu foram as Assistentes Sociais Marília de Oliveira e Élen Marinho Santana. Iniciou com uma breve conversa com um dos fundadores e diretor administrativo do Hospital Dr. Ivo de Oliveira Lopes, que tem 70 anos. Foi fantástica a recepção dele. Mostrou aos alunos o valor e a importância do Enfermeiro Obstetra", conta Gisele.

O hospital

O Hospital Sofia Feldman é hoje referência nacional no parto humanizado, lá a mulher tem livre escolha para a posição de trabalho de parto. Não existe berçário no hospital, a internação é conjunta mãe e filho ficam o tempo todo juntos. A família também pode assistir ao parto, não somente um acompanhante, e se mais membros da família quiserem e a paciente quiser, é atendida. 

O Hospital Sofia Feldman é dividido em três locais:
1. O hospital 
2. A Casa do Bebê - após o parto e saída do bebê da unidade neonatal é onde ficam alojados mãe e bebê até que a criança alcance peso ideal para receber alta. 
3. A Casa da Gestante - local da Mulher com Gestação de maior complexidade. Onde recebem atendimento específico até a internação definitiva no Hospital para o parto.

Os partos são realizados pelos Enfermeiros Obstetras, caso se complique o médico de plantão é acionado. A analgesia é praticada caso a paciente deseje devida a dor extrema, e a cesariana é realizada também caso a paciente não consiga o parto natural, se ela desejar ou se houver alguma complicação. Todo procedimento cirúrgico é realizado pelos médicos de plantão.

A visita

"Passamos por todos os compartimentos do hospital desde a análise inicial das pacientes (medir pressão, peso e etc.), UTI neonatal, as salas específicas de parto natural tradicional e na banheira, e as Casas do Bebê e da Gestante" ressalta Gisele, que acompanhou o grupo durante toda visita.

Já a estudante Gislaine Recalde de Abreu conta que a visita foi importante para unir os conceitos teóricos com a prática: "Pra mim foi muito importante, aprendi muitas coisas, apesar de já trabalhar nessa área tive um conhecimento muito teórico interessante e produtivo. A visita fechou com chave de ouro e foi um diferencial de qualidade e conhecimento, onde nós pudemos observar que é possível prestar uma asssitencia de qualidade, humanizada com poucos recursos financeiros, não é um hospital que mostra luxo, mas onde percemos que a diferença está na capacidacao do profissional, que é muito importante, e isso reforca o que nós aprendemos ao longo do curso."

Veja mais fotos da visita:

Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos