Home Blog Cursos de pós-graduação podem ajudar no mercado de trabalho

Cursos de pós-graduação podem ajudar no mercado de trabalho

Até que ponto o investimento em pós-graduações vale a pena? A CORREIO NEGÓCIOS entrevistou uma coach para que ela apontasse a importância de se ter essas qualificações e como elas podem ajudar o profissional no mercado de trabalho. Para a coach Célia Penatt, que atua em Uberlândia e atende também clientes de fora, cursos como os de especialização e mestrado proporcionam conhecimento a quem os faz e, consequentemente, segurança no cotidiano. “A aprendizagem obtida por meio destas capacitações dá à pessoa a autoconfiança necessária para agir, escolher e decidir”, afirma.

No Brasil, existem dois tipos de cursos de pós-graduação. Um deles é o lato sensu, classificação na qual estão as especializações e os MBA, que têm menor duração. O outro é o stricto sensu, que conta Célia Penatt menciona a importância da pós graduação com os mestrados e os doutorados, geralmente mais longos e que precisam de autorização do governo para funcionar. A avaliação do curso stricto sensu e recomendação para que ele possa funcionar são feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). No lato sensu, a especialização é um curso que atualiza e capacita o profissional. Ela confere habilidades técnicas específicas a determinado tema. Tem duração de um a dois anos. Ainda na classificação lato sensu, o MBA, do inglês Master in Business Administration, é um curso voltado para quem quer melhorar conhecimentos de administração. Mais procurado por empresários e executivos, permite ter um conhecimento geral do mundo corporativo. É muito procurado por empresários, executivos e gestores. Tem duração mínima de 360 horas-aula.

No stricto sensu, o mestrado aprofunda o aprendizado da graduação. É voltado, principalmente, para quem quer crescer na área acadêmica, como professor ou pesquisador. Duração dois anos, em média. E há, ainda, o doutorado, que oferece conhecimento teórico mais amplo e profundo. Leva de quatro a cinco
anos para ser concluído e é feito, principalmente, por quem quer ser professor ou pesquisador.

Exigências

Qualquer pós-graduação só pode ser feita por quem já concluiu o curso superior. O interessado deve possuir diploma de graduação válido, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Além disso, cada programa de pós determina suas exigências no edital de abertura de vagas. Existem cursos de pós presenciais e a distância.

Perfil

As pós–graduações são importantes na consolidação da carreira de um profissional e o colocam em vantagem no mercado. A avaliação é da coach Célia Penatt. Mas, ainda de acordo com a especialista, fazer um MBA ou doutorado não basta. Para ela, a pessoa também precisa ter simplicidade no dia a dia, para não ter problemas no relacionamento com os colegas de trabalho, e humildade, para manter a constante vontade de aprender. “Além do conhecimento, proporcionado pelos cursos de pós, quem quer ter sucesso na carreira tem que gostar de gente e saber conviver com os outros. Somente formação não adianta. Tem que ter conteúdo, mas sem arrogância”, diz a coach. “O profissional não pode se embrulhar no diploma”, afirma a especialista.

Entenda as diferenças:

Especialização – É um curso de pós-graduação lato sensu que atualiza e capacita o profissional. A especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema.

Duração: De um a dois anos. Para ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso precisa ter duração mínima de 360 horas-aula.

Seleção: É preciso ter diploma de curso superior.

MBA – Do inglês Master in Business Administration, é um curso voltado para quem quer melhorar conhecimentos de administração e ter um panorama geral do mundo corporativo.

Duração: Para ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso precisa ter duração mínima de 360 horas-aula.

Seleção: Análise do currículo, entrevista, redação e avaliação de conhecimento em idioma estrangeiro.

Mestrado – É um curso que aprofunda o aprendizado da graduação. Visa ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico.

Duração: Dois anos, em média.

Seleção: Análise do currículo, provas de conhecimentos gerais e específicos, teste de conhecimento em um idioma estrangeiro, entrevista e apresentação de projeto de pesquisa.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/cursos-de-pos-graduacao-podem-ajudar-no-mercado-de-trabalho/

Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos