Home Blog Estamos entrando no mês da Independência do Brasil. Você sabe o que este evento significa realmente?

Estamos entrando no mês da Independência do Brasil. Você sabe o que este evento significa realmente?

Estamos entrando no mês da Independência do Brasil. Você sabe o que este evento significa realmente? Vamos consultar um pouco nossos livros de história e nossa memória e ver como esse fato influência nossa própria independência.

Em um resumo a respeito desta fase de nosso país, a Independência representou a libertação do Brasil das “correntes” que o império Português representava. Quando chamado a retornar ao seu país de origem, Dom Pedro I se recusou veementemente e tomou uma série de atitudes que visavam conquistar a Independência Brasileira, oferecendo ao Brasil uma autonomia política, deixando de ser apenas mais uma colônia portuguesa.

Com esta pequena introdução, chega o momento de nossa própria independência. Inicio este artigo com um questionamento: O que você está fazendo hoje, para conquistar sua independência pessoal e profissional? Para termos a resposta a este questionamento, é necessário que antes tomemos conhecimento do que nos prende realmente. Faça uma análise sobre sua vida atual, e tente encontrar os elementos que impedem você de avançar rumo ao sucesso que todos nós merecemos.

Existem muitos elementos que podem atrasar ou refrear nossa conquista da independência. Desde uma simples zona de conforto, no qual nos habituamos a viver, como até mesmo processos exteriores, que por algum motivo, e de alguma forma, deixamos que entrem e tomem conta de nossas vidas. Mas um ponto importante que precisamos relevar, é que seja qual for o motivo que nos impeça, nós somos os únicos responsáveis por sua influência.

Isso ocorre quando permitimos viver em uma zona de conforto, criada por nossa própria vontade, ou quando deixamos que nossa vida seja dirigida por outras pessoas, que podem ser familiares, amigos, “chefes”, ou qualquer outra forma de contato social e profissional que por ventura venhamos a possuir. Mas seja qual for o motivo, tudo se dirige a um único lugar, nossa total falta de controle sobre a vida que vivemos, o desgosto de não estar realizando nossos sonhos e a desventura de ter que acordar todos os dias e viver uma mesma rotina fracassada e desmotivada. Posso estar sendo um pouco duro nas palavras, mas tenho este direito por já ter vivido esta mesma situação, por já ter deixado que meus planos e meus sonhos ficassem apenas como pesos sobre o travesseiro, a cada nova noite em que tentava repousar o corpo, mas a alma se mantinha inquieta e fervorosa. Mas como testemunha desta fase em minha própria vida, sou também uma prova viva de que podemos fazer uma revolução interna, e buscar nosso aprendizado e novas conquistas em nossa vida pessoal e profissional. Vamos ver como isso pode ser possivel.

O primeiro passo para começar uma mudança interior, e conquistar nossa independência, é ter acesa em nosso peito a chama da vontade e do desejo de progresso. Enquanto não colocarmos esta mudança como uma prioridade em nossa vida, continuaremos a deixar que o “conforto”, e as “influências externas” prejudiquem nossa caminhada.

Poderíamos iniciar este pequeno processo de mudança, com um simples questionamento, mas que deve ser respondido com muita sinceridade e calma:

O que significa Independência para Você? Descreva exatamente o que representa para você:

    - Independência Pessoal:
    - Independência Profissional:

Este simples questionamento irá gerar o princípio de nosso objetivo hoje, o de buscar nossa própria independência. Tendo este objetivo a vista, através das respostas dadas as perguntas, poderemos então traçar uma série de questionamentos que ajudarão a definir de que forma iremos começar a conquista de nossa Independência.

Vamos partir para uma série de questionamentos que nos farão refletir um pouco sobre nossa atual situação, e qual é o nosso desejo de futuro.

    - O que você está fazendo, hoje, para conquistar sua independência pessoal?
    - Existe algo, hoje, que esta impedindo você de alcançar sua independência pessoal?
    - Se sim, o que você pode fazer para que este impedimento deixe de existir?
    - Você é o unico responsável por realizar estas ações em busca de sua independência pessoal?
    - Se você não for o único responsável, o que você pode fazer para que se torne único responsavel por esta mudança em sua vida?
    - Qual deve ser o seu primeiro passo, para dar início a conquista de sua Independência Pessoal?

Estas questões serão utilizadas novamente, na questão de sua independência profissional. Para facilitar, vamos verificar estes questionamentos a seguir:

    - O que você esta fazendo, hoje, para conquistar sua independência profissional?
    - Existe algo, hoje, que esta impedindo você de alcançar sua indepemdência profissional?
    - Se sim, o que você pode fazer para que este impedimento deixe de existir?
    - Você é o único responsável por realizar estas ações em busca de sua independência profissional?
    - Se você não for o único responsável, o que você pode fazer para que se torne único responsavel por esta mudança em sua vida?
    - Qual deve ser o seu primeiro passo, para dar inicio a conquista de sua Independência profissional?

A partir destes dois grupos de questionamentos, teremos então algumas respostas que utilizaremos para refletir: A nossa Independência Pessoal e Profissional é importante? Se ela é importante, o que falta realmente, para que tomemos uma iniciativa para obtê-la? Este é o nosso primeiro passo na busca de nossa independencia. Percebermos que a mudança deve partir de nós mesmos, e que se ficarmos apenas aceitando o que a vida nos empurra, nunca passaremos de colonias, onde todos podem opinar e decidir pelo rumo que tomaremos.

Fonte: https://coachingsp.wordpress.com/2011/08/31/determinando-sua-independencia-pessoal-e-profissional/

Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos