Home Blog Pós-graduação que une áreas distintas ajuda a formar profissionais 'curingas'

Pós-graduação que une áreas distintas ajuda a formar profissionais 'curingas'

 A frase "ele é difícil, mas entende do que faz", comum para se referir ao profissional pouco versátil e extremamente especializado, pode estar com os dias contados.

A retração do mercado de trabalho e o consequente acúmulo de funções deu maior destaque aos "curingas", aqueles que aliam conhecimento de diferentes áreas e conseguem analisar um mesmo problema por diversos ângulos.

"Competências ligadas a flexibilidade, formação acadêmica abrangente e disposição para assumir diferentes atividades estão no topo das exigências das empresas neste momento", afirma Fernando Goés, consultor de jovens executivos e membro do conselho de companhias como Cacau Show e Cuponeria.

Nesse cenário, ganham prestígio no mercado quem tem especialização interdisciplinar no currículo.

São os cursos que juntam duas ou mais áreas na mesma grade curricular, como saúde e educação, por exemplo, para formar profissionais capazes de transitar entre várias áreas do conhecimento. 

Veja as modalidades dos cursos de pós-graduação

Especialização

  • São cursos lato sensu, voltados para profissionais que querem se aprofundar em algum aspecto da carreira ou procurar um complemento para a formação
  • Quem oferece: Apenas instituições autorizadas pelo MEC podem oferecer especializações, mas os cursos não dependem de aprovação do ministério
  • Quanto dura: Em média, os cursos duram de 12 a 18 meses
  • Trabalho final: Exigem um trabalho de conclusão, geralmente uma monografia
  • No currículo: Estudante recebe certificado de especialista
  • Área: Há oferta para praticamente todas as áreas do conhecimento

 

MBA - Master of Business Administration

  • São cursos lato sensu, voltados para profissionais da área de negócios.
  • Quem oferece: Assim como toda especialização lato sensu, apenas instituições autorizadas pelo MEC podem oferecer MBA
  • Quanto dura: duração mínima é de 360 horas (cerca de 18 meses)
  • Trabalho final: A conclusão do curso exige uma monografia ou uma proposta de intervenção usando um exemplo do mercado
  • No currículo: O certificado é de especialista
  • Área: Os cursos são concentrados nas áreas de gestão, negócios e marketing

 

Mestrado Acadêmico

  • É uma modalidade stricto sensu, em que o aluno se aprofunda sobre um tema específico de sua área de atuação. Indicado para quem deseja seguir carreira acadêmica ou trabalha com pesquisa e inovação
  • Quem oferece: Faculdades e universidades são autorizados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), que avalia os cursos em critérios como produção científica e corpo docente. A nota mínima dos cursos é 3 numa escala que vai até 5
  • Quanto dura: A duração média é de dois anos
  • Trabalho final: A conclusão do curso exige a apresentação de uma dissertação diante de uma banca examinadora
  • No currículo: O aluno sai com título de mestre
  • Área: Todos os campos do conhecimento

 

Mestrado Profissional

  • É semelhante ao mestrado acadêmico, mas os cursos procuram estabelecer relações mais diretas com o mercado de trabalho. Indicado para profissionais que procuram se aprofundar em um tema específico, porém voltado para a aplicação prática
  • Quem oferece: Faculdades e universidades são autorizados pela Capes, que avalia os cursos em critérios como produção científica e corpo docente. A nota mínima dos cursos é 3 numa escala que vai até 5
  • Quanto dura: Duração de dois anos, com a possibilidade de apresentar um projeto no final do curso
  • Trabalho final: Alunos precisam apresentar uma dissertação ou ume studo de caso
  • No currículo: Título de mestre
  • Área: Mais procurado nas áreas de pedagogia, administração e carreiras multidisciplinares

 

Doutorado

  • Modalidade stricto sensu, com forte viés de pesquisa acadêmica e inovação. Os profissionais com doutorado geralmente estão na prática docente ou trabalham com pesquisa em órgãos públicos e empresas privadas
  • Quem oferece: Faculdades e universidades são autorizados pela Capes, que avalia os cursos em critérios como produção científica e corpo docente. A nota mínima dos cursos é de 3 numa escala que vai até 7
  • Quanto dura: Duração média de quatro anos
  • Trabalho final: A conclusão do curso exige a apresentação de uma tese que aborde tema inédito
  • No currículo: Título de doutor
  • Área: Oferecida em todos os campos do conhecimento

 

EM EXPANSÃO

Hoje, o Ministério da Educação lista mais de 400 cursos do tipo. Estão nessa leva programas como agroenergia, inclusão social, cultura e sociedade e educação e saúde na infância.

Em média, a oferta desses cursos tem aumentado 20% a cada ano no país, segundo a pasta. É o dobro da taxa de crescimento dos programas tradicionais.

"A cada dia, temos problemas mais difíceis para solucionar. A academia está se conscientizando de que não consegue mais encontrar as respostas em uma única área", diz Lúcia Santaella, vice-coordenadora da pós em tecnologias da inteligência e design digital na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

O mestrado e o doutorado nessa área, por exemplo, juntam três campos distintos -computação, linguagem cognitiva e design. "Preparamos profissionais para lidar com os desafios tecnológicos que impactam a forma como aprendemos e consumimos informação", explica Santaella.

Modelagem de software, inteligência artificial e teorias e práticas da aprendizagem estão entre as disciplinas obrigatórias.

A bibliotecária Renate Landshoff, 56, se formou no mestrado da PUC-SP em 2011, após duas décadas trabalhando com gestão de documentos em escritórios de advocacia e como professora universitária.

"Buscava uma formação generalista que me permitisse avançar na carreira acadêmica e ao mesmo tempo ampliar as possibilidades de trabalhar como consultora e empreendedora", afirma.

Atualmente, Landshoff dá aulas na pós-graduação de governança e gestão estratégica de dados na Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul), em São Paulo.

Há poucos meses, abriu uma consultoria na área para atender grandes empresas.

"Um ponto que me chamou a atenção foi o viés empreendedor dos alunos. A maioria compartilha a carreira múltipla como professores, pesquisadores e donos de suas próprias empresas."

A administradora Janaína Firmina, 39, de Limeira (SP), acabou de se formar na primeira turma do mestrado de ciências humanas e sociais aplicadas na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), criado em 2014.

O curso estimula os alunos a encontrar soluções para políticas envolvendo urbanização, mudanças ambientais, segurança alimentar e nutricional e fatores de risco para a saúde das comunidades.

Segundo a administradora, a principal vantagem do programa interdisciplinar foi a troca de ideais e o contato com pessoas de diversas áreas.

"Tive colegas que são fisioterapeutas, biólogos, nutricionistas, advogados, entre outros", diz Firmina, que dá aulas de administração em duas universidades e é dona de uma consultoria em treinamentos e desenvolvimento de carreira.

O modelo foi um teste para a própria Unicamp. "As disciplinas foram ministradas em docência dupla, ou seja, em todas as aulas havia dois professores com visões antagônicas sobre os temas discutidos", diz Eduardo José Marandola Junior, coordenador do programa.

ALÉM DO BÁSICO

Para os recrutadores, os alunos desses cursos são mais abertos a experiências profissionais variadas.

"Eles têm uma visão mais sistêmica para conversar com todas as áreas da empresa e resolver problemas rapidamente", relata o consultor Goés.

Segundo ele, deter conhecimentos técnicos é um pré-requisito tão básico para o mercado que já não serve mais para garantir uma vaga a um profissional no processo seletivo.

"Entender o que está acontecendo em sua volta e transformar esse conhecimento em soluções são as qualidades mais valiosas."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/01/1735100-pos-graduacao-que-une-areas-distintas-ajuda-a-formar-profissionais-curingas.shtml

Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos