Home Blog Quais as vantagens de fazer pós-graduação?

Quais as vantagens de fazer pós-graduação?

Entretanto, a depender de alguns condicionantes, ela corre o risco de se tornar apenas uma informação adicional em seu currículo. Pensando nisso, abordaremos aqui algumas ideias para ajudá-lo a descobrir se vale a pena fazer uma pós, considerando o mercado atual.

O que é pós-graduação?

Primeiramente, é preciso compreender o que é considerado uma pós. Basicamente, uma pós-graduação é todo curso que visa aprofundar um conteúdo após a graduação. Cursos de pós-graduação podem ser do tipo lato sensu — especializações ou Master Business Administration (MBAs) — ou do tipo stricto sensu, conhecidos como mestrado e doutorado.

Quais as vantagens de fazer pós-graduação?

Confira agora as principais vantagens que uma pós oferece para sua carreira.

Virar um especialista

Ao concluir uma pós, você se torna especialista em uma área de atuação. Isso pode ajudá-lo a conquistar cargos que exigem conhecimentos específicos; execução de tarefas mais complexas, de que as empresas necessitam. Dessa forma, as organizações terão mais confiança ao contar com você para executar uma determinada tarefa.

Obter conhecimento mais rápido

Além disso, você se mantém atualizado com as novidades da sua área e consegue reciclar conhecimentos antigos. Uma pós também pode ajudá-lo a ganhar conhecimento mais rápido sobre um assunto que você não estudou na graduação, e isso é vantajoso caso esteja buscando oportunidades em uma nova área de atuação sem ter que realizar outra graduação.

Fazer networking

Uma das melhores vantagens é a oportunidade de fazer networking, porque, ao conhecer novas pessoas, você amplia o horizonte de oportunidades. Por isso, novos contatos podem ajudá-lo a alavancar sua carreira com mais facilidade.

Alcançar novas oportunidades

Por falar em alavancar a carreira, sendo um especialista e tendo uma boa rede de contatos, a consequência é que novas oportunidades surgirão. Esse é o resultado que muitos desejam, não é? Novas oportunidades para mudar de empresa ou conseguir um cargo melhor, abrir o próprio negócio, ir trabalhar no exterior, etc. São diversas as oportunidades.

Quais as desvantagens de fazer pós-graduação?

Nem tudo são flores no mundo da pós. Fique atento a possíveis empecilhos.
Não é mais um grande diferencial

Existem vários projetos, na iniciativa privada e no poder público, que visam facilitar o acesso às instituições de ensino superior. Por isso, mais pessoas estão conseguindo se formar e se especializar para o mercado de trabalho. Essa realidade faz com que a pós-graduação deixe de ser o único diferencial competitivo. Mesmo assim, devemos lembrar que, para quem não tem pós, a chance de alavancar a carreira fica mais difícil.

O conhecimento deve ser aplicado em curto prazo

Outro ponto é que os benefícios oferecidos por uma especialização devem ser trabalhados diariamente, com aplicabilidade em sua área de atuação. Caso contrário, você terá que reciclar as habilidades quando precisar, e isso tomará mais tempo. Dessa forma, a pós será apenas mais uma informação em seu currículo.

Muitas empresas valorizam outros diferenciais

Em entrevista ao UOL, o gerente-executivo da empresa de recrutamento Michael Page, Ricardo Rocha, afirmou que o MBA é um diferencial, mas não um pré-requisito. Desse modo, muitas empresas buscam outros diferenciais, como a experiência de trabalho e, principalmente, profissionais que dominam outros idiomas — sendo que o inglês é o mais requisitado. Por isso, é recomendado aprender outros idiomas antes de pensar em uma especialização.

Qual é o momento ideal para fazer pós-graduação?

Planejamento, análise e timing. Tudo isso é importante para fazer as melhores escolhas.

Analise seu momento atual

O primeiro passo é analisar o seu momento atual. Como está a sua carreira? O que você deseja em curto, médio e longo prazo? É preciso estudar esses pontos, para que você consiga aproveitar o máximo do conhecimento obtido e se certificar de que vai aplicá-lo em suas tarefas ocupacionais.

Considere os desafios

Você está preparado e disposto a enfrentar os desafios do mercado atual? Pense em como você vai conquistar o mercado com os novos conhecimentos. É preciso ter certeza de que a especialização estará alinhada com seus objetivos profissionais e vai agregar valor em sua carreira — não só futuramente, mas também no momento presente.

Planeje sua vida financeira

Planejar a sua vida financeira é fundamental para não correr riscos no decorrer do curso. Certifique-se de que você terá apoio financeiro durante o curso, porque, afinal, pós-graduação também é um investimento.

Analise sua carreira

Uma das vantagens de fazer pós-graduação são as oportunidades que surgirão. Que oportunidade você deseja? Uma pós pode ajudá-lo a subir de nível no trabalho atual, mas também permite mudar de profissão. Sendo assim, analise sua carreira para saber ao certo como vai aproveitar esse novo título.

Cuidado com a pós no início de carreira

Muitos jovens em início de carreira não têm uma visão clara do futuro profissional que desejam. Sendo assim, uma pós pode não contribuir tanto para o aperfeiçoamento deles. Outro problema é que, em muitos casos, os conteúdos de uma especialização abordam desafios que só são possíveis de entender ao vivenciar o ambiente de trabalho. Logo, se você não tiver experiência, é provável que não aproveitará bem o curso.

Como escolher melhor o curso de pós-graduação?

É fundamental estar atento a alguns requisitos. Confira!

Defina seu objetivo principal

Você quer fazer pós-graduação para impulsionar sua carreira ou apenas expandir o leque de conhecimento? O objetivo de todas as especializações é impulsionar a carreira. Porém, cada pessoa utiliza o conhecimento obtido de uma maneira diferente. Uns para aplicar no trabalho atual, outros apenas para aprender mais. Portanto, defina seus objetivos.

Avalie a instituição

De acordo com pesquisas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o número de cursos de mestrado profissional aumentou em 77% de 2013 a 2016. Por isso, é essencial avaliar a instituição antes de iniciar um curso, porque as opções são diversas e nem todas as instituições têm a mesma qualidade.

Descubra como o curso funciona

O curso é online ou presencial? Quais são as atividades que serão desenvolvidas? Descobrir isso o ajudará a se programar com antecedência para conseguir estudar e desenvolver os trabalhos do curso. Analise também o corpo docente para descobrir se o conteúdo é de boa qualidade, além de saber como será a programação e as avaliações.

Fazer pós-graduação traz, sim, diversos benefícios e é recomendado para qualquer profissional. Entretanto, é preciso entender que as habilidades adquiridas em uma pós-graduação devem ser utilizadas com um propósito claro, de acordo com os objetivos profissionais de cada pessoa. Se não houver planejamento com base em uma análise da sua carreira, será mais complicado se beneficiar dessas vantagens.

Já que estamos falando sobre obter mais conhecimento, confira 5 razões para cursar uma especialização ou MBA? Acesse o post e mantenha-se bem informado.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2018/03/02/1158848/fazer-pos-graduacao-vale-pena-considerando-mercado-atual.html

Início da turma: 24 de Fevereiro de 2018 - Campo Grande/MS

Carga Horária: 18 meses

Início da turma: 30 de Outubro de 2018 - Campo Grande/MS

Carga Horária: 20 meses

Início da turma: 25 de Agosto de 2018 - Campo Grande / MS

Carga Horária: 12 meses + 04 meses para a Elaboração do Artigo

Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos