Home Blog Quando vale a pena fazer um curso de especialização?

Quando vale a pena fazer um curso de especialização?

Definir uma trajetória profissional não é muito fácil.

Ao ingressar na faculdade é comum que o estudante possua muitos sonhos, uma imensa vontade de aprender tudo quanto for possível. Mal ingressa no ensino superior e já idealiza sua pós-graduação. Porém, com o passar do tempo, acaba percebendo que não é tão fácil colocar suas metas em prática.

Definir uma trajetória profissional não é muito fácil. Ao ingressar na faculdade é comum que o estudante possua muitos sonhos, uma imensa vontade de aprender tudo quanto for possível. Mal ingressa no ensino superior e já idealiza sua pós-graduação. Porém, com o passar do tempo, acaba percebendo que não é tão fácil colocar suas metas em prática.

Optar pelo caminho do aperfeiçoamento profissional requer planejamento e muita vontade. Será que vale a pena fazer um curso de pós-graduação? Quando é o melhor momento para realizá-lo?

Primeiro ponto: planejamento

Claro que tudo que puder enriquecer o seu currículo é válido. Porém, você deve chegar a esta decisão com tranqüilidade, com plena consciência de que é preciso dar um passo de cada vez, sem precipitações. Para ajudá-lo, aí vão alguns caminhos.

Se você pretende mesmo prosseguir com os estudos, o ideal é que o faça logo que terminar a faculdade, para que você não perca o ritmo. Isso porque, com o tempo, é natural que inclua outros compromissos, outras prioridades em sua agenda, dificultando o seu retorno ao velho objetivo.

Porém, este é apenas um dos caminhos. Lembre-se que cada pessoa vive a sua realidade e deve respeitá-la para a realização de seus sonhos. Este é o ponto: analisar qual a sua realidade!

Avalie sua faculdade

Caso esteja cursando o ensino superior ou já o tenha concluído, procure analisar cuidadosamente os conhecimentos adquiridos e se está satisfeito com sua trajetória até agora.

Questione-se, sem medo, se realmente gosta da carreira que escolheu. É mais comum do que você imagina a pessoa perceber que o curso realizado não era nada do que esperava.

Portanto, caso sua resposta seja negativa, analise o caso mais a fundo, procure mais informações sobre sua carreira e possibilidades de trabalho. Se ainda assim estiver desmotivado, não tenha medo de mudar. Há tempo para isso!

Em alguns casos, a especialização poderá lhe ajudar: você pode escolher um curso que complemente sua faculdade, mas que, ao mesmo tempo, abra novos horizontes em sua carreira!

Um exemplo: você concluiu o curso de tradutor e intérprete. Com o tempo, percebe que não se sente realizado executando estas atividades. Você pode, em sua pós-graduação, escolher algo voltado ao segmento de turismo ou hotelaria, o que unirá as duas áreas de conhecimento e lhe proporcionará boas, e diferentes, opções de atuação.

Como está seu emprego?

O fato de você já trabalhar ou não na área escolhida também é determinante. Fica muito mais fácil decidir o que fazer no futuro se você estiver no caminho certo. Sente-se realizado? Há perspectivas de crescimento na empresa onde atua?

Estes são aspectos muito importantes a analisar. Afinal, se você tem idéia de seguir com seus estudos, precisará de condições para isso. Por esta razão, é importante saber se sua carreira está realmente decolando.

Qual sua meta profissional?

Para que você possa se decidir quanto à pós-graduação, é importante que tenha em mente quais são seus objetivos. Um exemplo: se pretende apenas aperfeiçoar seus conhecimentos, estudar com outros profissionais da sua área e enriquecer desta forma o seu currículo, o caminho é a especialização.

Já se você quer assumir tarefas de gestão em sua área, talvez o mais indicado seja um MBA. Caso tenha a intenção de lecionar numa faculdade, precisará fazer mestrado. Atingindo este nível, você poderá pensar futuramente, no doutorado!

Observe sua vida pessoal

Para encarar mais alguns anos de estudo pós-faculdade, sua vida deve estar em ordem. Quem disser que uma coisa não tem nada a ver com a outra, está ligeiramente enganado.

Lembre-se que você terá que se dedicar, e muito, a este novo objetivo, que vai exigir mais horas de empenho, tanto na instituição de ensino quanto fora dela, para a realização de trabalhos e preparação para provas.

Em que ponto está sua vida financeira?

Este é um aspecto, digamos, decisivo. Verifique sua real condição de realizar este sonho. O ideal é que você tenha se planejado ao longo do tempo para prosseguir nos estudos. Mas, como as coisas não estão fáceis para ninguém, analise o seu orçamento atual e verifique suas possibilidades. Informe-se também quanto às chances de pleitear uma bolsa de estudo ou de garantir outras alternativas para viabilizar seu objetivo.

Se, após analisar todos estes aspectos, você optou por começar logo a trilhar este caminho, ótimo. Porém, caso tenha chegado à conclusão de que este não é o seu melhor momento, aguarde.

O importante é estar realmente disposto a realizar algo. Portanto, não desista na primeira dificuldade. A trajetória é sim trabalhosa, mas isso não a tornará impossível. Planeje-se e bons estudos!

Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos