Pós-graduação em
Assistência nas Urgências e Emergências Pré e Intra Hospitalar e Trauma

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  • Legislação de enfermagem no âmbito das urgências e emergências. Estrutura dos serviços de atendimento emergencial no Brasil. Política Nacional de atenção às urgências. Aspecto operacional dos serviços de emergência APH. Aspecto operacional dos serviços de emergência PS PAM e UPA.

    Definições / conceitos. Principais processos infecciosos e suas precauções padrões. Classificação das áreas, artigos e meios. Processamento de artigos e superfícies. Controle de materiais. Descarte de material contaminado. Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção na UTI.

    Fisiologia do sistema respiratório. Fisiopatologia. Manobras de desobstrução de vias aéreas associado ao trauma. Manutenção de vias aéreas: cânulas, tubos, máscaras, aspiração com cateter rígido, cricotireoidestomia.

    Estudo da cinemática do trauma. Vitima de trauma e os diferentes cenários de intercorrência: acidente automobilístico, atropelamentos, quedas, vitima presa às ferragens e outras situações. Abordagem primária e secundária – considerações no atendimento de rua e atendimento em pronto socorro e exames complementares.

    Traumas cranianos encefálicos – TCE. Trauma raquimedular – TRM. Acidentes vasculares hemorrágicos e isquêmicos. Monitorização da Pressão intracraniana – PIC. Encefalopatia hipertensiva. Convulsões / epilepsia. Dentre outras peculiaridades deste módulo. 

    Hemorragias uterinas e abortamento. Parto em situações especiais. Sinais de gravidez ectópica. Doença hipertensiva da gravidez – crise convulsiva na gestante. Síndrome HELLP. Distocias. Choque séptico na gestação. Descolamento prematuro de placenta – DPP.

    Distúrbio hidro-eletrolíticos e ácido-básicos (avaliação gasométrica). Bases Fisiopatológicas em Pacientes Críticos. Avaliação Clínica Aplicada ao Paciente Crítico. Doenças respiratórias agudas e crônicas. Assistência ao paciente em situações de síncope, insolação, internação, coma, labirintite, crise aguda de vômito, reações alérgicas, choque séptico.

    Abordagem ao paciente em situação de tentativa de suicídio. Assistência ao paciente em síndrome de abstinência. Abordagem ao paciente com agitação psicomotora e violento. Medicações utilizadas na emergência psiquiátrica. Abordagem ao paciente dependente químico. Psicopatologias. 

    Identificar as diferenças do atendimento de rua e de locais remotos. Descrever os métodos para evacuação improvisada em locais remotos. Técnica de salvamento em altura. Avaliação do paciente grave (3H: hipotérmico, hipovolêmico e hipoglicêmico).

    Organização de atendimento no pronto socorro. CRAMP. Método de triagem para atendimento a AMV – START. Plano de contingência para atendimento a múltiplas vitima. Ciclo dos desastres. Entender o efeito psicológico dos desastres nas equipes de emergência médica.

    Pesquisa científica: conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura: importância da leitura, técnicas de leitura e fichamento; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, formulário, entrevista, observação, história de vida, grupo focal, estudo de caso; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas: comunicação, mesa-redonda, painel, pôster; resenhas e trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts. Entre outras peculiaridades deste módulo.

    Finalidade do atendimento em situações critica. Incursões e evacuações Táticas, de áreas de alto risco. Imobilizações Táticas. Explicar a relevância de um programa de Suporte Médico de Emergência em Operações Táticas (SMEOT).

    Diagnóstico de enfermagem as situações emergenciais. Planejamento – plano assistencial.

    Lesões músculos esqueléticas especificas. Síndrome do esmagamento. Síndrome compartimental. Atendimento ao membro destroçado.

    Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.

  • Clayton de Oliveira e Silva

    Graduado em Enfermagem pela Faculdade Unigran Capital; Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em CTI; Supervisor de Enfermagem do Hospital PRONCOR; Responsável pela Educação Permanente do Hospital PRONCOR; Experiência profissional desde de 1998.

  • Essa especialização tem a finalidade de desenvolver as habilidades do profissional enfermeiro na assistência das mais diversas situações de urgência e emergência pré-hospitalar fixa e móvel e nas intercorrências no âmbito intra-hospitalar – pronto socorro e CTI, através do desenvolvimento técnico cientifico, utilizando-se de práticas e técnicas especifica de atendimento, tendo como base protocolos pré-definidos no meio emergencial.

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  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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