Pós-graduação em
Assistência nas Urgências e Emergências Pré e Intra Hospitalares - CTI

Veja preços e condições de investimento:
  • Legislação de enfermagem no âmbito das urgências e emergências. Estrutura dos serviços de atendimento emergencial no Brasil. Política Nacional de atenção às urgências. Aspecto operacional dos serviços de emergência APH. Aspecto operacional dos serviços de emergência PS PAM e UPA.

    Definições / conceitos. Principais processos infecciosos e suas precauções padrões. Classificação das áreas, artigos e meios. Processamento de artigos e superfícies. Controle de materiais. Descarte de material contaminado. Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção na UTI.

    Fisiologia do sistema respiratório. Fisiopatologia. Manobras de desobstrução de vias aéreas associado ao trauma. Manutenção de vias aéreas: cânulas, tubos, máscaras, aspiração com cateter rígido, cricotireoidestomia.

    Estudo da cinemática do trauma. Vitima de trauma e os diferentes cenários de intercorrência: acidente automobilístico, atropelamentos, quedas, vitima presa às ferragens e outras situações. Abordagem primária e secundária – considerações no atendimento de rua e atendimento em pronto socorro e exames complementares.

    Traumas cranianos encefálicos – TCE. Trauma raquimedular – TRM. Acidentes vasculares hemorrágicos e isquêmicos. Monitorização da Pressão intracraniana – PIC. Encefalopatia hipertensiva. Convulsões / epilepsia. Dentre outras peculiaridades deste módulo. 

    Interpretação rápida do eletrocardiograma na emergência (arritmias cardíacas). Dores torácicas e Infarto agudo do miocárdio: sinais e sintomas, tratamento imediato, principais drogas de controle. Insuficiência cardíaca congestiva e EAP (edema agudo de pulmão).

    Hemorragias uterinas e abortamento. Parto em situações especiais. Sinais de gravidez ectópica. Doença hipertensiva da gravidez – crise convulsiva na gestante. Síndrome HELLP. Distocias. Choque séptico na gestação. Descolamento prematuro de placenta – DPP.

    Distúrbio hidro-eletrolíticos e ácido-básicos (avaliação gasométrica). Bases Fisiopatológicas em Pacientes Críticos. Avaliação Clínica Aplicada ao Paciente Crítico. Doenças respiratórias agudas e crônicas. Assistência ao paciente em situações de síncope, insolação, internação, coma, labirintite, crise aguda de vômito, reações alérgicas, choque séptico.

    Abordagem ao paciente em situação de tentativa de suicídio. Assistência ao paciente em síndrome de abstinência. Abordagem ao paciente com agitação psicomotora e violento. Medicações utilizadas na emergência psiquiátrica. Abordagem ao paciente dependente químico. Psicopatologias. 

    Este módulo fomente aos estudantes subsídios teórico-práticos básicos para a compreensão de suas relações internas e externas de trabalho, de forma a promover no contexto da empresa, um maior desenvolvimento e harmonia para cada pessoa.

    Identificar as diferenças do atendimento de rua e de locais remotos. Descrever os métodos para evacuação improvisada em locais remotos. Técnica de salvamento em altura. Avaliação do paciente grave (3H: hipotérmico, hipovolêmico e hipoglicêmico).

    Organização de atendimento no pronto socorro. CRAMP. Método de triagem para atendimento a AMV – START. Plano de contingência para atendimento a múltiplas vitima. Ciclo dos desastres. Entender o efeito psicológico dos desastres nas equipes de emergência médica.

    Pesquisa científica: conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura: importância da leitura, técnicas de leitura e fichamento; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, formulário, entrevista, observação, história de vida, grupo focal, estudo de caso; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas: comunicação, mesa-redonda, painel, pôster; resenhas e trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts. Entre outras peculiaridades deste módulo.

    Finalidade do atendimento em situações critica. Incursões e evacuações Táticas, de áreas de alto risco. Imobilizações Táticas. Explicar a relevância de um programa de Suporte Médico de Emergência em Operações Táticas (SMEOT).

    Diagnóstico de enfermagem as situações emergenciais. Planejamento – plano assistencial.

    Lesões músculos esqueléticas especificas. Síndrome do esmagamento. Síndrome compartimental. Atendimento ao membro destroçado.

    Apresenta os novos conceitos tecnológicos em atendimento emergencial para os profissionais da saúde: equipamentos de imagem, diagnósticos e de serviços.

    O Módulo TCC contempla a escolha do estudante para com o tema e indicação do orientador, os encontros são periódicos, presenciais e on-line, estudante e orientador podem estabelecer horários flexíveis para ambos. Intuito de acompanhamento e, amadurecimento do tema proposto. Em seguida a elaboração / correção / finalização do artigo de conclusão da especialização e encaminhamento para submissão da instituição.

  • Marcel dos Santos Nobre

     

    Especialista em Urgência e Emergência Intra e Extra-hospitalar – FTED. Docente Famper em Especializações de Alto Nível. Possui carreira profissional de destaque frente a Campo Grande e região de Mato Grosso do Sul. Graduado em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.Enfermeiro intervencionista de unidade pré-hospitalar fixa e móvel. Enfermeiro intervencionista na urgência e emergência psiquiátrica. Instrutor voluntário no Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar do CBM – MS. É o profissional mais solicitado nesta área, permeando qualidade e conhecimento ímpar. Coordena e aplica diretrizes sólidas de avanços nesta temática.

     

    Fale com o coordenador: [email protected]

  • Essa especialização tem a finalidade de desenvolver as habilidades do profissional enfermeiro na assistência das mais diversas situações de urgência e emergência pré-hospitalar fixa e móvel e nas intercorrências no âmbito intra-hospitalar – pronto socorro e CTI, através do desenvolvimento técnico cientifico, utilizando-se de práticas e técnicas especifica de atendimento, tendo como base protocolos pré-definidos no meio emergencial.

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Nível Famper. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

     

    A metodologia Famper de Alto Nível remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

     

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

     

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista Famper frente aos desafios coloquiais.

     

    Sobre as visitas técnicas
    As visitas técnicas ocorrem no decorrer do curso, em instituições Privadas e Públicas, contemplando distintas categorias de analises, bem como a estrutura de cada corporação. Apoiando a plataforma teórica da especialização.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob n. 2.887, em 26 de agosto de 2005.

     

    • Conforme termos da Resolução n. 01, de 8 de Junho de 2007.  Conselho Nacional de Educação – CNE/ Câmara de Educação Superior – CES.

     

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

     

    • A Faculdade de Ampére – FAMPER  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSO ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos