Pós-graduação em
Educação Física Escolar: Práticas Docentes Inovadoras

Veja preços e condições de investimento:
  • Com intuito de ampliar as possibilidades de atuação do docente em educação física, no âmbito da pesquisa, no que se refere às práticas corporais e à saúde das populações, apresentaremos e discutiremos de que modo a participação coletiva nas aulas de educação física escolar pode contribuir para que o profissional atue de modo responsável e adequado frente às mudanças e desafios da sociedade e suas repercussões na vida de crianças e adolescentes. Nesse sentido, as dimensões do coletivo, do público e do social serão privilegiadas.

    A Educação Física e o desenvolvimento humano. O papel da Educação Física Escolar no desenvolvimento de competências. As possibilidades dos conteúdos da Educação Física Escolar para o desenvolvimento humano. Jogos Cooperativos e atividades colaborativas para um mundo melhor.

    Pedagogia do esporte na educação física escolar. O esporte e suas relações pedagógicas e metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A lógica interna dos esportes de invasão e o desenvolvimento dos seus princípios táticos por meio do jogo. Desenvolvendo estratégias para a aprendizagem dos esportes de invasão.

     

    Definições e conceitos gerais de PBL; Aplicações de PBL na educação física escolar; Revisão dos papeis dos sujeitos na escola: entre o ensinar e o aprender; Exercícios de transformação das aulas em laboratórios de pesquisa e extensão; Práticas e metodologias de desenvolvimento científico na educação básica; Protagonismo do estudante e intervenção na realidade local na construção da escola que queremos.

    Compreensão na teoria e na vivência prática do estudo das lutas. Estruturação e o papel do profissional de educação física frente aos desafios e as possibilidades do ensino das lutas. Compreender como as lutas, podem ser utilizadas como ferramentas capazes de promover a transformação social dos sujeitos, também, no ambiente escolar.

    Proporcionar ao pós-graduando conhecimentos sobre o campo de Pesquisa e da iniciação científica do Movimento Humano em Educação Física escolar, saúde, Esporte, envolvendo seu objeto de estudo, desenvolvimento no Brasil e no exterior, principais linhas, metodologias e centros de investigação. Possibilitar aos discentes a descoberta da pesquisa e suas possibilidades de atuação.

    Proporcionar, por meio das atividades circenses, uma maior consciência corporal e equilíbrio, estimulando a concentração, criatividade e o trabalho em grupo na Educação Física Escolar. Demonstrar as infinitas possibilidades de ensino-aprendizagem que o circo nos oferece e suas implicações dentro da sociedade. Proporcionar novas situações que promovam o desenvolvimento motor infanto-juvenil.

    Desenvolver o raciocínio anatomofisiológico do sistema osteomioarticular alterado frente a variados contextos e populações. Instruir a prevenção e intervenções práticas de desfechos acidentais frequentes decorrentes de práticas desportivas no ambiente escolar de qualquer natureza mediante recursos disponíveis.

    Proporcionar aos estudantes a continuidade das reflexões e vivências adquiridas no curso por meio da colaboração. Problematização das ações assertivas no ambiente escolar. Discutir concepções, abordagens e formas de atuação na educação física escolar de modo que se possa pensar a pesquisa como elemento de transformação da prática pedagógica.

    Reflexão e prática sobre as potencialidades dentro da educação física em seus diferentes contextos de atuação. Ampliação dos recursos inclusivos da dança inclusiva, luta inclusiva, ginástica inclusiva e jogo inclusivo. O paradesporto como possibilidade de contato com as potencialidades de seus praticantes e reflexões sobre a inclusão inversa. Análise e reflexão sobre a influência do profissional da educação física para o olhar voltado às diferentes capacidades, sentimento de pertencimento ao espaço e resiliência.

    A Educação Física e as diferenças. O papel da Educação Física Escolar nas ações educativas sobre as características multiétnicas, multirraciais, de gênero e de classe na sociedade brasileira. A interculturalidade e a Educação Física. Jogos do Mundo Todo.

    Experiência de novas brincadeiras para desenvolver no ambiente escolar. Como utilizar, criar e promover vivências práticas atuais com materiais alternativos e recicláveis. O desenvolvimento de habilidades motoras a partir dos jogos e brincadeiras.

    Conceito de dança e de dança criativa; princípios didáticos – pedagógicos para o processo de ensino e aprendizagem da dança em Educação Física Escolar. Práticas e metodologias refletidas, conscientes e coerentes. A realidade das danças no contexto comunitário e como devemos saber conduzir e ensinar.

    História dos jogos de salão, os diversos tipos de jogos com ênfase ao xadrez e damas, buscando novas possibilidades de vivência durante a aula de Educação Física Escolar em uma perspectiva lúdico-criativa.

    Roteiro, elaboração e execução de projetos para atuação nas escolas e na comunidade. Elaboração e apresentação do relatório final de curso às bancas examinadoras.

  • Márcia Maria de Azeredo Coutinho

    Graduada em Educação Física Licenciatura Plena- UFMS, Pós-graduada Lato Sensu em Fisiologia do Exercício – UGF,  Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica – IFMS, Atividades Físicas Personalizadas em academia – FMU. Pós-graduada Stricto Sensu Mestrado em Educação - UCDB.

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • OBJETIVO GERAL

    Promover a reflexão crítica, criativa e humanizada nas ações práticas e teóricas de diferentes contextos pedagógicos da Educação Física.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    1. Dialogar sobre as intervenções possíveis e criativas na Educação Física Escolar por meio da
    pesquisa, contribuindo para formação dos sujeitos.
    2. Oportunizar reflexões e inquietações sobre a Educação Física Escolar que gerem boas e
    inovadoras práticas pedagógicas.
    3. Entender os processos inclusivos na Educação Física Escolar que proporcionem aos alunos um
    ambiente social e de aprendizado significativo, acolhedor e diverso.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais graduados, licenciados e bacharéis em Educação Física.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos