Pós-graduação em
Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Veja preços e condições de investimento:
  • Estudo sistemático das dimensões morais das ciências da vida e atenção à saúde: visão moral, decisões, condutas e políticas. Responsabilidade ética no cuidar. Dispositivos legais para o exercício da Enfermagem.

    Morbimortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil. Estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares. 

    Revisão de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. Estrutura do sistema cardiovascular e suas funções. Ciclo cardíaco e princípios fundamentais da eletrofisiologia.

    Aspectos nutricionais na prevenção e tratamento da dislipidemia, obesidade, hipertensão arterial, Diabetes Mellitus tipo 2 e Síndrome metabólica. Terapia farmacológica ao paciente cardiopata.

    Técnicas semiológicas para avaliação do sistema cardiovascular. Exame físico geral e dirigido ao paciente cardiopata.

    Fisiopatologia das principais doenças cardiovasculares. Hipertensão arterial sistêmica, doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca.

    Assistência de Enfermagem nas cardiopatias: cardiopatia isquêmica, cardiopatia hipertensiva, miocardiopatias, valvopatias, pericardites, cor pulmonale crônicos, cardiopatias congênitas e doenças da aorta.

    Revisão da eletrofisiologia cardíaca. Aspectos técnicos da realização do Eletrocardiograma. Leitura e interpretação do ECG nas principais cardiopatias.

    Assistência de Enfermagem aos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos decorrentes das coronariopatias e valvopatias. Assistência no pré e pós-operatório.

    Organização do trabalho de enfermagem (método, recursos humanos e instrumentos). Processo de Enfermagem aplicado ao paciente com cardiopatia. Resolução COFEN N.358/2009.

    Princípios fundamentais da pesquisa científica, seus aspectos teóricos e conceituais: conceitos básicos e construção do conhecimento. A pesquisa cientifica: tipos de pesquisa. Construção da pesquisa: eixo, etapas e estrutura do projeto de pesquisa. Ética na pesquisa com seres humanos.

    Atendimento de emergência na síndrome coronária aguda, dor torácica, arritmias e marca-passo de emergência. Pericardites agudas e tamponamento cardíaco; emergências hipertensivas; manejo de complicações relacionadas ao uso de anticoagulantes; infecções de ferida operatória em cirurgias cardíacas; edema agudo de pulmão; miocardites e choque séptico.

    Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Atendimento ao paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR). Atendimento inicial  - Suporte Básico (BLS) e Atendimento avançado (ACLS).

    Estudo da hemodinâmica. Revisão de aspectos históricos referentes à área de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Noções básicas de radiação ionizante, formação da imagem e proteção radiológica. Contrastes iodados (tipos, doses, complicações, e prevenção e tratamento de reações anafilactoides e nefrotoxicidade a contraste). 

    Assistência de Enfermagem nos Procedimentos Endovasculares Extracardíacos. Monitorização hemodinâmica invasiva, minimamente invasiva e não invasiva. Assistência de Enfermagem na Circulação Extracorpórea – CEC.

    Gestão em Unidade Coronariana – UCO. Unidade Coronariana: recursos físicos, recursos materiais, equipamento de alta densidade tecnológica e equipe multidisciplinar.

    Aspectos gerais no atendimento às crianças e idosos com cardiopatia. Epidemiologia, prevenção e tratamento.

  • Elaine Cristina Fernandes Baez Sarti

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), Especialização em Urgência e Emergência pela UFMS, Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade Rede Pró Centro-Oeste UFMS. Atualmente é docente do curso Enfermagem da Universidade Anhanguera-Uniderp. Tem experiência na área de Gestão e Assistência de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Infectologia, Urgência e Emergência, Saúde do Adulto e Semiologia e Semiotécnica.

     

  • Aperfeiçoar o enfermeiro a:

    - Relacionar os aspectos técnico-científicos dos principais temas que orientam a intervenção em cardiologia;
    - Prestar assistência à pacientes com afecções cardíacas e que necessitam de cuidados intensivos, sob o olhar da sistematização da assistência de enfermagem;
    - Reconhecer e assistir as principais afecções clínicas e cirúrgicas em cardiologia; e
    - Realizar procedimentos de pré, trans e pós-operatório de cirurgia cardíaca.

     

     

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    A metodologia NOVOESTE de Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das ideias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

    Sobre a Visita Técnica

    Visita técnica no HCor – Hospital do Coração de São Paulo.
    De acordo com o Hcor, o padrão de excelência em Cardiologia (é reconhecido nacional e internacionalmente. Seus estudos se tornaram referenciais na medicina. Os processos internos são certificados pelos mais rigorosos órgãos de controle de qualidade e seus médicos têm inovações usadas nos principais centros de cardiologia do mundo) informações retiradas do site http://www.hcor.com.br/especialidades-servicos/especialidades/cardiologia/.

    - Aulas práticas in loco e visita técnica em hospitais de referência de Mato Grosso do Sul;
    - Professores experientes e atuantes na área de cardiologia e hemodinâmica.

    Módulos Práticos

    A Prática clínica será realizada com monitores, em período diurno, mediante escala de trabalho semanal estabelecida e acordada entre instituições e estudantes, durante o 1º e 2º semestres letivos de 2018. 
    Serão realizadas visitas técnicas como complementação prática. 
    Metodologia: Grupos com 4 estudantes (5 horas de visita técnica) 

    Módulos Teóricos

    As aulas teóricas serão ministradas na Faculdade NOVOESTE, aos sábados das 8h00 às 12h00 e das 14:00 às 18h00 (sábados) e domingos das 8h00 às 12h00, mensalmente

     

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSO ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos