Pós-graduação em
Neonatologia e Pediatria

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  • Pesquisa científica: conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura: importância da leitura, técnicas de leitura e fichamento; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, formulário, entrevista, observação, história de vida, grupo focal, estudo de caso; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas: comunicação, mesa-redonda, painel, pôster; resenhas e trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts.

    A dignidade humana e os princípios fundamentais da ética contemporânea e da Bioética. O fazer dos enfermeiros  em saúde da mulher: Conflitos e Dilemas éticos. Bioética e Enfermagem: uma análise interdisciplinar. Bioética e questões éticas vivenciadas pelos profissionais de Enfermagem, uma visão crítica e reflexiva.  Comissões de Ética e Bioética: um novo paradigma para a tomada de decisões.

    Humanização na UTI, distanásia, eutanásia, ortotanásia, relação equipe criança, relação equipe família.

    Fisiologia da amamentação, Fases da produção láctea, A repercussão da ausência do aleitamento materno no prematuro, Composição do leite humano e comparações com outros , Programação da alimentação , Principais vantagens do aleitamento para prematuros, Benefícios do leite humano como promotor do crescimento e desenvolvimento do recém-nascido prematuro, Alimentação do recém-nascido prematuro,  Nutrição enteral no recém-nascido e Amamentação contraindicações relativas e formais.

    Vacinas, calendários de imunização, (PNI) da SBPP e da  SBIM, principais patologias (doenças de notificação), Leishimaniose,dengue, difteria, coqueluche,   e Torchs – Toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simples e sífilis.

    Cardiopatias Cianóticas e não cianóticas, hemodiálise e diálise peritoneal , IRA, IRC.

    Recepção (sala de parto), fisiologia adaptativa do recém-nascido, fototerapia, icterícia, principais cuidados com o recém-nascido.

    Exame físico do RN, das fases infantis e adolescente, avaliação dos gráficos de crescimento e desenvolvimentos (psicomotor e neurológico) perímetro cefálico (patologias do sistema nervoso).

    Prevenção dos agravos em pediatria com ênfase na puericultura (principais patologias na criança “respiratório, meningite e diarreia e desidratação”).

    Diabetes e hipertensão gestacional, doenças decorrente do parto (fórceps, pós, datismo), má formações fetais (síndrome de dawn, lábios leporinos, autismo, galactosemia, hemoglobinopatias, fenilcetonúria, fibrose cística, hemofilia, etc).

    Apendicite, meningocéle, gastrosquise, onfalocéle, fimose, hérnias em geral e atresia de esôfago.

    Estrutura física, Recursos materiais, humanos para a saúde.

    Leucemias, linfomas, osteosarcoma, anemias microcíticas, anemias ferroprivas, hemoglobinopatias (Talassemias e doenças falciformes).

    Principais medicações utilizadas em pediatria e cálculo de medicação.

    Suporte básico e avançado e as principais urgências clínicas. Acionamento do socorro e suporte básico de vida. Respiração e Ventilação. Classificação das características da onda desfribilatória.

    Principais malformações, genes envolvidos, Exame físico geral e especial (do fenótipo morfológico);. Exames complementares gerais (bioquímicos, hematológicos) e especiais: Estudo cromossômico (cariótipo com bandeamento de linfócitos ou fibroblastos; técnicas de citogenética molecular - cariótipo com FISH - fluorecence in situ hybridization e estudo molecular (investigação de mutações gênicas pela análise do DNA); Métodos de diagnóstico por imagem: estudos radiológicos simples e contrastados, ultra-sonografias, tomografia computadorizada, ressonância magnética; Exames bioquímicos especiais como triagem urinária para erros inatos do metabolismo, cromatografias de aminoácidos e açúcares em urina e plasma e outros. Os procedimentos acima constituem o Aconselhamento Genético. Deve ser de responsabilidade do médico treinado em Genética Médica, Dismorfologia Clínica e Doenças Genéticas.

    Visão do paciente grave, Conhecimento e manutenção de procedimentos invasivos de alta complexidade, assistência ventilatória e estabilização hemodinâmica. Gerenciamento e dimensionamento de enfermagem, prescições e procedimento específico para suporte avançado de vida.

    A disciplina de TCC constará de 02 encontros, para acompanhamento do orientador. Elaboração do artigo de conclusão de curso.

  • Debora Cardozo Bonfim Carbone

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica Dom Bosco (2007); Especialização em Enfermagem em Cardiologia pelas Faculdades São Camilo/RJ (2009), Mestrado em Saúde e Desenvolmento do Centro Oeste da UFMS. Docente da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Emergência, Clínica cirurgica geral atuando principalmente nos seguintes temas: assistência ao paciente crítico e formação educacional específica de enfermagem. Atua em cursos de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, Saúde Coletiva e Urgência e Emergência como orientadora e titular.

  • A preocupação com o conceito de qualidade e com formação diferenciada levou o Faculdade NOVOESTE a oferecer o curso de especialização em Neonatologia e Pediatria.

    O Curso de Especialização em Neonatologia e Pediatria visa aprimorar a formação do profissional da área de saúde a fim de aperfeiçoa-lo sistematicamente no campo da Pediatria, por meio da abordagem das principais doenças clínicas, endocrinologia pediátrica, pediatria cirúrgica, oncologia pediátrica, pneumologia pediátrica e pediatria patológica, bem como formar especialistas voltados para a pesquisa institucional da área em questão.

  • A metodologia aplicada neste curso deverá promover motivação para debates sobre as principais questões inerentes ao campo da Ciência da Saúde, como ênfase a casos concretos, reproduzindo, ao máximo, situações reais por que passam os profissionais desta área e o seu modo de proceder. O curso será devolvido por meio de aulas expositivas dialogais; seminários; trabalhos em grupo; pesquisas na rede mundial de computadores; enquetes; dinâmica de grupo; elaboração de situações-problemas; estudos de caso; estudo dirigido; elaborações de estudos dirigidos, produção de resenhas, resolução de cases e/ou exercícios, entre outros. Ao final do curso, cada estudante deverá elaborar monografia ou trabalho de conclusão do curso, individualmente, a critério do respectivo Coordenador Acadêmico.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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