Pós-graduação em
Enfermagem Obstétrica e Ginecológica

Veja preços e condições de investimento:
  • A dignidade humana e os princípios fundamentais da ética contemporânea e da Bioética. O fazer dos enfermeiros  em saúde da mulher: Conflitos e Dilemas éticos. Bioética e Enfermagem: uma análise interdisciplinar. Dentre outros aspectos peculiares deste módulo.

    1.Moléculas de Adesão Celular (MACs): 1.1 Selectinas. 1.2 Integrinas. 1.3 Caderinas.        1.4 Superfamília de Imunoglobulinas. 2. Complexo Principal de Histocompatibilidade (CPH): 2.1 Genes Clássicos. 2.2 Genes Não Clássicos. 2.3 CPH 1 e 2. 2.4 Sistemas: poligênico, polimórfico e co-dominância. 2.5 Relações placentárias. 3. Desenvolvimento embrionário: 3.1 Uma breve revisão: da fecundação a implantação no útero. 4. Anatomia Placentária: 4.1 Importância: funções endócrinas. 4.2 Formação das membranas fetais. 4.3 Placentação. 4.4 Patologias: 4.4.1 Descolamento Prematuro da Placenta (DPP). 4.4.2 Mola Hidatiforme. 4.4.3 Coriocarcinoma.

    Assistência de enfermagem a paciente no período peri-parto; Assistência de enfermagem materno-infantil, à gestante, à parturiente, a puérpera, ao recém-nascido; Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher; Planejar, desenvolver e avaliar ações educativas a gestante, parturiente, puérpera, nutriz e recém-nascido e da mulher no climatério nos diferentes cenários

    Epidemiologia: definições importantes; Vigilância Epidemiológica; Indicadores de Saúde; Determinantes de saúde; Morbidade e mortalidade feminina; Morbidade e mortalidade perinatal; Estudos epidemiológicos; Variáveis epidemiológicas; Bases de dados Brasileiras dentre outros aspetos deste módulo.

    Atender com qualidade o Recém Nascido parte de princípios fundamentais, como por exemplo: O ambiente deve ter normas e rotinas estabelecidas pela instituição; Cada membro deve ter consciência de suas atividades e conhecimento específico; Pouca rotatividade de pessoal; Entrada limitada de pessoas.

    É importante ter em mente todos estes critérios para saber diferenciar o verdadeiro do falso trabalho de parto (contrações de Braxton Hicks) ou mesmo da fase latente do trabalho de parto (pródromos) evitando-se, assim, internamentos desnecessários e/ou precoces.

    O início do período gestacional é calculado de acordo com o primeiro dia do último ciclo menstrual. A partir daí, as 40 semanas que compõem a gestação são fundamentais para a formação do bebê. Elencar ao estudante toda complexidade do processo, devidamente embasado com bibliografia adequada.

    As doenças que acometem a saúde feminina e que aparecem nas várias etapas da vida da mulher são o foco de diagnóstico, tratamento e acompanhamento por parte do ginecologista. A variedade de doenças são múltiplas, contudo podem ser entendidas didaticamente como grupos ou conjuntos com a mesma característica.

    A concepção e a gestação: aspectos físicos, psíquicos e sociais. A gravidez normal e as disfunções emocionais típicas desse período. Aspectos emocionais dos diagnósticos pré-natais: abortamento espontâneo e óbito fetal. O parto e a importância do apoio social. Parto prematuro e implicações para a mãe, o bebê e a família. Puerpério: a maternidade e a paternidade. Dentre outros aspectos deste módulo.

    Incidência no Brasil e em MS: Mortalidade. Noções de anatomia mamária, uterinas e ovarianas. Anomalias do desenvolvimento. Fatores de risco. Carcinogênese. Sinais e sintomas. Propedêutica clínica. Exames complementares. Tratamento cirúrgico. Tratamentos complementares.

    A Interrupção voluntária da gravidez se traduz em uma prática conhecida pelas mulheres desde tempos imemoriais, todavia, nem sempre passível de discussões ou polêmicas morais, mas, via de regra, comumente acompanhada de tensões emocionais e angústias, vivenciadas pelas mulheres, mesmo quando não há nenhum óbice de ordem legal para a realização para tal procedimento.

    Pesquisa científica: conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura: importância da leitura, técnicas de leitura e fichamento; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, formulário, entrevista, observação, história de vida, grupo focal, estudo de caso; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas: comunicação, mesa-redonda, painel, pôster; resenhas e trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts. Entre outras peculiaridades deste módulo.

    Pelve: Pelve Óssea e suas junturas. Vasos sanguíneos, nervos e drenagem linfática. Aberturas e cavidade pélvica. Diferenças sexuais. Classificação das pelves. Considerações funcionais. Paredes da pelve e diafragma pélvico. Bexiga urinária, ureter e uretra. Reto e canal anal. Órgãos genitais masculinos. Órgãos genitais femininos. Região do períneo e órgãos genitais externos.

    Visita técnica ao Hospital Sofia Feldman – Belo Horizonte-MG + Estágio com supervisão direta – sala de parto, pré-natal, ginecologia, puerpério, patologias obstétricas.
    Estágio supervisionado ocorre na Maternidade Candido Mariano.

    Estágio com supervisão direta – sala de parto, pré-natal, ginecologia, puerpério, patologias obstétricas. Estágio supervisionado ocorre na Maternidade Candido Mariano.

    Estágio com supervisão direta – sala de parto, pré-natal, ginecologia, puerpério, patologias obstétricas. Estágio supervisionado ocorre na Maternidade Candido Mariano.

    Estágio com supervisão direta – sala de parto, pré-natal, ginecologia, puerpério, patologias obstétricas. Estágio supervisionado ocorre na Maternidade Candido Mariano.

    O Módulo TCC contempla a escolha do estudante para com o tema e indicação do orientador, os encontros são periódicos, presenciais e on-line, estudante e orientador podem estabelecer horários flexíveis para ambos. Intuito de acompanhamento e, amadurecimento do tema proposto. Em seguida a elaboração / correção / finalização do artigo de conclusão da especialização e encaminhamento para submissão da instituição.

  • Prof. Me. Eunice Delgado Cameron

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985). Especialização em Enfermagem Obstétrica concluído na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2004, Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste: área de concentração em Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Docente NOVOESTE em Especializações de Alto Nível. Enfermeira assistencial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

    Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem obstétrica, saúde da mulher, diagnóstico de enfermagem e assistência de enfermagem ao parto humanizado.

  • O curso de Enfermagem na área Obstétrica e Ginecológica, tem como preocupação a capacitação e habilitação de profissionais, com visitas à humanização da assistência. Tal atitude para a transformação efetiva da realidade, valores e serviços de assistência à mulher, possibilitando-lhes o desempenho de atividades, cujo grau de especificidade é inerente ao profissional treinado, favorecendo sua inserção efetiva no mercado de trabalho em curto prazo. Para o Ministério da Saúde, o conceito de atenção humanizada é amplo e envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visam à promoção do parto e do nascimento saudáveis e a prevenção da morbi-mortalidade materna e perinatal. 

    A transformação sócio-político-cultural porque passa o país impõe discussões e a compreensão do papel social do enfermeiro especialista como agente nesse processo, contribuindo com uma maior abrangência conceitual que viabilizará estratégias e programas de saúde que possam estabelecer um melhor atendimento à saúde da mulher. 

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    A metodologia NOVOESTE de Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados. 

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso. 

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

    Sobre as visitas técnicas

    As visitas técnicas ocorrem no decorrer do curso, em instituições Privadas e Públicas, contemplando distintas categorias de analises, bem como a estrutura de cada corporação. Apoiando a plataforma teórica da especialização. 

    Estágio Supervisionado

    O estágio supervisionado ocorre após a realização dos 13 meses de aulas teóricas e das visitas técnicas estabelecidas na plataforma desta especialização, tendo em vista que, ao conhecer diferentes instituições e, sobretudo o Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte-MG que é referência Nacional com foco na assistência Humanizada em partos normais, o Pós Graduando torna-se preparado para o estágio supervisionado, momento em que a prática concretiza os saberes teóricos.

    Carga Horária

    Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica é composto por uma carga horária 504 horas/aula. Período de 2 meses de estágio em área hospitalar, devendo o estudante acompanhar 20 partos.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSO ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos