Pós-graduação em
Ensino de Religião: Abordagens Multidisciplinares (Ao Vivo)

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  • Apresentar de forma introdutória conceitos básicos para a compreensão de fenômenos religiosos e oportunizar uma visão ampla das manifestações religiosas no Brasil e das grandes religiões mundiais, em perspectiva interdisciplinar. 

    Apresentar a gênese da matriz religiosa brasileira. Correlaciona mudança social e campo religioso; Avalia a nova realidade do capitalismo tardio e sua relação com a religião.

    Como as religiosidades integram e dão sentido aos processos de subjetivação relacionados às vivências de gênero e da sexualidade na sociedade brasileira.

    O que pensam os clássicos da sociologia; Secularização; Modernidade religiosa; Política e religião; Religião no espaço público.

    Os mitos, os ritos e cosmologias. Evans-Pritchard, Radcliffe-Brown, Marcel Mauss, Levi-Strauss, Geertz ao lado de nomes como Talal Asad e Van Gennep.

    O sentido ou a essência do fenômeno (influenciadas ou pelos estudos de Hermenêutica, ou pela Fenomenologia Filosófica de Edmund Husserl), chegando até às que combinam uma base empírica com um momento fenomenológico. Autores como G. van der Leeuw, Mircea Eliade, Rudolf Otto, Rafael Pettazzoni serão estudados.

    O estudo procurará apresentar o surgimento destas religiões em seu contexto histórico, as principais características destas religiões, suas doutrinas, organizações, bem como o seu desenvolvimento histórico.

    O que é, o que torna e como surge um Livro Sagrado. Para isso se estudará os textos sagrados das grandes tradições religiosas. Com destaque para a Bíblia Hebraica e Cristã.

    Um estudo fundamentado na crítica filosófica hermenêutica do fenômeno religioso.

    Dados dos últimos censos de religião no Brasil; Pluralismo Religioso; Tolerância Religiosa; Diálogo Inter-religioso.

    Investigação do fenômeno religioso a partir de sua motivação, sua percepção e seus efeitos na psique humana, tanto de indivíduos quanto de grupos específicos. Ao invés de tratar dos elementos sagrados a partir de sua sacralidade, ela irá estudar as funções psíquicas que tornam possíveis a consideração de algo como sagrado por parte de indivíduos ou grupos sociais.

    O Ensino Religioso tem como objeto de estudo o fenômeno religioso, na perspectiva etimológico-conceitual de religião na sua derivação do termo relegere, que significa “reler”. Dessa forma, o objetivo da disciplina está em “estudar e interpretar o fenômeno religioso com base no convívio social dos alunos”. O fenômeno religioso se manifesta em uma cultura que marca profundamente a maneira de ser e viver do ser humano. Nesse sentido, a disciplina buscará metodologias e didáticas que façam alcançar esse objetivo.

    O curso aborda questões teórico-metodológicas envolvidas na compreensão do fenômeno religioso a partir da ciência da religião entendida como área do saber científico aberta ao diálogo interdisciplinar. Ele busca estabelecer elementos fundamentais para uma teoria geral tão unificada quanto possível da religião, mas também para a auto-interpretação crítica da área, de seu estatuto epistemológico e de sua inserção na universidade. Neste sentido, estuda o desenvolvimento da ciência da religião no seu diálogo com outras áreas do saber, permitindo ao discente entender minimamente o processo de construção desta área, bem como seus conceitos fundamentais aplicados à compreensão da religião.

    A religião é uma atividade humana que se caracteriza por ser muito diversificada e caracteriza-se pelos seus valores. A Constituição Federal do Brasil e a Declaração Universal dos Direitos Humanos afirmam que cultuar sua fé é um dos direitos fundamentais da humanidade. Porém, o preconceito se revela pela discriminação e afronta imposta a todos que tem uma fé diferenciada, uma crença diferente à sua crença dominante num grupo; nisso eles têm tem seus quando tal fenômeno acontece, os discriminados têm seus direitos constitucionais e seus direitos humanos violados. 

    Breve panorama histórico do Ensino Religioso (ER) no Brasil, seus modelos e referências e problematização do desenvolvimento do campo das ciências da religião. Além disso, a disciplina aborda temas como: fundamentos epistemológicos do ER; Identidade e Formação Docente; Currículo do ER e outras questões contemporâneas do ER.

    O IBGE publicou no dia 29 de junho 2012 os dados do Censo demográfico 2010 sobre religiões (dados da amostra). A sua Comunicação Social comentando os resultados, mostrou, entre outros aspectos a nítida evolução que ocorreu desde o último censo, em 2000, a principal sendo o declínio da Igreja Católica e o crescimento das religiões evangélicas e do número de pessoas que se declaram sem religião. Alguns mapas foram apresentados, mas os dados são tão ricos que a sua dimensão territorial – a distribuição das religiões no país – pode ser aprofundada. Essa é proposta dessa disciplina.

    Conhecimento humano. Conhecimento popular; conhecimento científico. Níveis de conhecimento. Conceito de ciência. Métodos da ciência. Os fundamentos da metodologia científica para o estudo acadêmico. Apresentação de modelos de produções científicas. Tipos de pesquisa; elaboração de projetos de pesquisa; investigação, elaboração, apresentação de trabalho científico. Orientações segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    Analisar os diferentes modos de compreensão e concepção das relações entre religião e política promovidas por diferentes pensadores ocidentais tendo em vista quatro diferentes tipologias: A concepção religiosa e o primado da religião sobre a política; a concepção instrumental e a subordinação da religião à política; a concepção liberal da separação entre política e religião; a concepção crítica das relações entre religião e política.

  • Fernando Glória Caminada Sabra

    Licenciado em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2009). Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2011). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia do Novo Testamento, Teologia Exegética, Língua e Literatura Grega. Mestre em Teologia pela Faculdades Batista do Paraná - FABAPAR (2017) - com ênfase em ensino e estudo das Sagradas Escrituras. Atualmente está cursando o segundo mestrado, em Letras, pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

    Certificado Novoeste

  • OBJETIVO GERAL

    Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos do fenômeno religioso, a fim de subsidiar profissionais de diversas áreas de atuação e docentes do Ensino Religioso com fundamentos e metodologias que assegurem o respeito à diversidade cultural religiosa no cotidiano escolar e na sociedade de um modo geral. 

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Compreender a inter-relação entre culturas e tradições religiosas, suas origens, contextualização e desenvolvimento;
    - Conhecer as diferentes elaborações e interpretações dos textos sagrados orais e escritos de matriz oriental, semita, africana e indígena;
    - Conhecer os fundamentos e elementos básicos do fenômeno religioso na diversidade cultural brasileira e mundial;
    - Analisar paradigmas educacionais determinantes dos processos pedagógico-metodológicos da educação brasileira, suas contribuições, consequências e ingerências no componente curricular de Ensino Religioso;
    - Subsidiar o tratamento didático do Ensino Religioso, por meio de referenciais teórico-metodológicos que acolham e respeitem a diversidade cultural religiosa.

    PÚBLICO-ALVO

    Pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o fenômeno religioso na atualidade e que também desejam se capacitar para o exercício da docência de ensino religioso e teologias.

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