Pós-graduação em
Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas

Veja preços e condições de investimento:
  • Escrever não é um processo fácil e requer conhecimento e dedicação. Para criar uma boa história, um enredo bem estruturado e saber como prender a atenção do leitor é preciso conhecer o processo de escrita criativa. O curso tem como propósito trabalhar e estimular a criatividade, para isso é necessário conhecer os fundamentos da escrita criativa. Os três motivadores para se escrever com criatividade. O perfil do leitor e do escritor brasileiro. O porquê de usar a escrita criativa. Os princípios da escrita criativa. O poder da escrita. O texto e os aspectos da textualidade. A autoria. A escrita criativa e suas aplicações. O texto como processo de construção. A criatividade com a escrita e com a gramática. A criatividade com os tipos e gêneros textuais. A multimodalidade. Os domínios sociais da Comunicação.

    Confrontar a tradição literária ocidental com a tradição cinematográfica e de outras vertentes (pintura, teatro), como procedimento para o estudo de teorias da narrativa. A disciplina busca a reflexão acerca da natureza de cada gênero e suas especificidades, suas formas de manifestação e suas possíveis relações com outros gêneros.
    As principais formas e caracterização da matéria e linguagem de expressão da arte narrativa. Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise de textos narrativos compreendendo o sistema retórico da enunciação e os componentes do enunciado como elementos de produção de sentidos. Confronto entre obras fundamentais da tradição literária ocidental e de outras representativas da literatura moderna e contemporânea, como procedimento para o estudo de teorias da narrativa.

     

    Inserir as narrativas de Cinema e Televisão dentro de um horizonte mais amplo da Narratividade, fornecendo assim modelos narrativos e teorias que os alunos possam utilizar em seus Roteiros. Exercitar a conversão dos modelos narrativos em um projeto. Estudo das Narrativas Comparadas com o objetivo de questionar os estudos literários entre as mídias, a interdisciplinaridade e a intertextualidade. Estudos de obras da lírica, da narrativa ou do drama ocidentais, numa perspectiva comparativista. Conceitos de Literatura e Narrativa Comparada. As tendências comparatistas. A crítica contemporânea. Os estudos culturais.

    Promover debates, palestras com cineastas, escritores, publicitários, professores que estejam no mercado e sejam reconhecidos como grandes referências em sua área de atuação. Os seminários servirão para abordar temas complementares ao curso formal da Pós-graduação e poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação lato sensu da NOVOESTE.

    Espaço do Curso criado para que os alunos exercitem a prática do texto sem restrições, valendo-se de diferentes recursos e técnicas de escrita, para que trabalhem livremente seus textos.

    Nesta disciplina serão discutidas as teorias a respeito da arte e da literatura, apontam-se, caracterizam-se e tratam-se dos elementos constituintes e recursos do discurso literário, bem como da relação entre ficção e não ficção. Além disso, pretende-se levantar aspectos da criação literária, propor a existência de determinados patamares construtivos como bases para a criação e o desenvolvimento de discursos literários, e tratar da questão da neutralidade do discurso e do envolvimento do ponto de vista de quem narra na construção do universo não ficcional. Leitura e produção de textos de diferentes gêneros, com especial enfoque em gêneros literários. Experimentar a produção de textos literários. Os alunos serão estimulados a produzir diferentes gêneros do universo literário como o poema, o conto e a crônica. Experimentarão também a produção de literatura em ambiente digital, a exemplo do hiperconto e da poesia digital.

    Essa disciplina pretende colocar o estudante em contato com temas específicos do trabalho poético: construção do verso, formação da voz, concisão, formas fixas, verso livre, ritmo, figuras de linguagem, correlato objetivo e manifestos literários dos alunos, com estímulo à produção de textos e à leitura de poemas em sala. Os elementos da linguagem poética. Algumas definições e formas da produção lírica nas tradições clássica e medieval. Transformações do gênero lírico na modernidade e seus principais representantes. Tendências contemporâneas.

    A partir de aulas teóricas e exercícios, desenvolve-se a prática da escrita de ensaios em sua forma mais livre e reflexiva, acerca de temas diversos, explorando recursos de estilo autorais e uma fundamentação teórica que situa a singularidade do ensaio tanto em relação à crônica quanto em relação à crítica jornalística e aos textos de caráter acadêmico ou científico. Familiarizar o estudante com os problemas literários e culturais relacionados à escrita ensaística. Aspectos técnicos, literários e filosóficos da escrita do ensaio. Oficina de Criação Literária: Espaço do Curso criado para que os alunos exercitem a prática do texto poético e literário, valendo-se de diferentes recursos e técnicas de conhecidas da literatura, para que trabalhem livremente seus textos.

    Apresentar os conceitos-chave das teorias das narrativas audiovisuais, com suas especificidades de gêneros e formatos. Aprofundar noções de construção de personagens, cenas, conflitos dramáticos, espacialidade, temporalidade, estabelecendo diálogos com as narrativas contemporâneas. Abordar os aspectos constitutivos da narração audiovisual, como noções de enquadramento, movimentos de câmera, composição de planos, iluminação, mise-en-scène, montagem e estrutura sonora. A imagem; os sons. Expressão audiovisual: em fotografia, cinema, vídeo, animação. Introdução à linguagem audiovisual. Descondicionamento do olhar e da criatividade. Pensamento audiovisual. Percepção e educação dos sentidos. Audiovisual e experimental, narrativo clássico, ficcional / não ficcional. Autores, movimentos, escolas.

    Proporcionar conhecimentos teóricos e a vivência do processo de criação e desenvolvimento de roteiros. Apresentar conceitos e desenvolver a escritura do roteiro, observando suas diferentes etapas: storyline, sinopse, argumento, escaleta e as diferentes versões do roteiro, resultado das atividades de reescrita. Roteiro e narrativa audiovisual. Gêneros cinematográficos, televisuais e videográficos. Os formatos de roteiro para meios audiovisuais. As etapas de roteirização: ideia, sinopse, pré-roteiro e roteiro final. Oralidade e coloquialidade no texto audiovisual. Os usos da voz no texto audiovisual. Redação de roteiros experimentais de curta-metragem e roteiros para videoclipes. O roteiro como obra dramática. Elementos de dramaturgia audiovisual: tema, enredo, estrutura, ação, progressão dramática. A personagem na obra audiovisual. Diálogo: características e funções. A dimensão temporal da narrativa: tempo objetivo, tempo subjetivo e tempo psicológico. O discurso do narrador e o discurso da personagem. Redação de roteiros ficcionais de curta e longa metragem. Redação de roteiros para documentários e vídeos institucionais.

    O grande crescimento da indústria dos jogos eletrônicos já ultrapassou a movimentação de dinheiro do cinema. Apenas uma boa história não basta, um bom filme ou animação depende de um bom roteiro. Nesta disciplina, portanto, será discutida a narrativa interativa dos jogos e a necessidade de novas formas de narrar. Sua proposta é abordar esses desafios, discutir jogos como formas de expressão artística e exercitar as formas narrativas dos gêneros de jogos eletrônicos. A redação de um roteiro, os caminhos mais apropriados como o desenvolvimento de algumas etapas, como o percurso da storyline às cenas dialogadas, passando pela sinopse, argumento e escaleta, permitindo um domínio do micro e da macroestrutura das narrativas de games e quadrinhos. Abordagem teórico-prática acerca do desenvolvimento de jogos eletrônicos com foco na criação do Game Design Document. Tipos de jogos como estímulo para a criação. Adaptação transmidiática da narrativa para jogos eletrônicos. O Game Design Document (público alvo, interface, conceito gráfico, construção do gameplay, composição do personagem, mecânica de jogo, elaboração e progressão de fases, sistema de pontuação, diálogos, sonorização, balanceamento do jogo).

    Discutir a narrativa seriada e suas implicações na elaboração e desenvolvimento da história e as consequências da serialidade na dramaturgia audiovisual. Analisar os diferentes formatos (telenovela, minissérie, microssérie e seriados) e as vertentes contemporâneas, observando a estruturação da narrativa, as multitramas, os personagens, a definição dos episódios e os arcos dramáticos das séries e de cada episódio. Analisar exemplos representativos de produtos de narrativa seriada e vivenciar a criação e o desenvolvimento de um roteiro de ficção seriada.
    Fundamentos conceituais sobre a narratividade. Narrativa e ficção. A narrativa nas mídias audiovisuais. Estudo da narratividade e da narrativa em diferentes suportes. A narrativa seriada. A transmidiação para diferentes suportes. A partir de um estudo crítico das formas narrativas desenvolver habilidades crítico-criativas na análise de roteiros de ficção e na elaboração de exercícios de construção de roteiros.

     

    Contar uma história é se conectar, para isso existem diversas técnicas. Ao aprender a criar, estruturar e desenvolver narrativas impactantes é possível gerar aproximação com um público-alvo e vender ideias, produtos, negócios, oportunidades. Aprender a construir e contar uma história, procurando entender melhor sobre técnicas de narrativa e criação de personagens. Introdução e Conceitos básicos. Formatos e Tipos de histórias. Técnicas de Storytelling. Transmídia.

    Proporcionar aos alunos conhecimentos em temas como liderança, marketing, custos, aspectos legais e propriedade intelectual, administração e projetos, vendas e estratégias de negociação e gestão de marcas / branding.
    O que é economia criativa; o que é indústria criativa; o preço de uma ideia; criatividade e economia; capital intelectual e criatividade; economia criativa e empreendedorismo; inbound marketing.

     

    Ser um bom comunicador não significa apenas ter a habilidade de um grande orador, é necessário ter assertividade na hora de expor as ideias. Para isso é necessário exercer a inteligência emocional, conhecer o sentimento do discurso e saber como utilizar a criatividade. Esta disciplina visa estimular variedades de experiência com o texto, para auxiliar escritores e interessados a desenvolver uma escrita criativa, considerando os recursos e as possibilidades da prosa moderna e contemporânea. Comunicação verbal e não verbal. A linguagem dos sentidos. Emoção e sentimento. Elementos básicos da comunicação no mundo do trabalho. Criação, criatividade e inovação.

    Levar o participante a desenvolver habilidades essenciais para geração de resultados a partir do conteúdo escrito digital voltado para sites institucionais, blogs, mídias sociais, e-mails marketing, e-commerce, produção de infoprodutos, apps e intranets. Webwriting não é somente redigir textos ou divulgar informações pela web, é um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na distribuição de conteúdo no meio digital, sempre mantendo os buscadores como o Google em mente. A função principal do webwriter é realizar o casamento perfeito entre um conteúdo relevante que irá chamar atenção dos leitores e ao mesmo tempo escolher corretamente as palavras-chave e as tags que irão compor o texto usando ferramentas de SEO. Ao criar conteúdo para blogs, sites e portais, o webwriter deve seguir as regras de webwriting sem esquecer de redigir textos fáceis de ler, com títulos sugestivos e seguidos de parágrafos concisos e resumidos, satisfazendo ambos os buscadores e internautas. Características do conteúdo escrito na internet; Antes de escrever, precisamos entender como se lê; como tornar a leitura mais confortável; O que determina o potencial de envolvimento do texto na web; combatendo o DGA (Déficit Global de Atenção); como produzir textos envolventes; escrevendo para públicos específicos; criando títulos eficazes; Padrões de uso de números, caixa alta, itálico e siglas; respeitando o limite de caracteres; Elaboração de chamadas; Links: quando e como usar.

    O grande crescimento das redes sociais, também elevou a quantidade de produção de conteúdo, entretanto só produzir não significa eficiência na comunicação com o público-alvo. A estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante auxilia no processo de compra e atração de público de forma natural e espontânea. Nesta disciplina, você aprenderá a criar e implementar uma estratégia de conteúdo que traga resultados. Marketing de Conteúdo: o que é e para que serve. Inbound Marketing e Outbound Marketing. A escrita publicitária. Marketing Digital. Escrita Digital, Webwriting e Narrativas Virtuais. Produção de conteúdo para site. Conteúdos para blogs e microblogs. Conteúdo para redes sociais. Webdocumentário. Linguagem audiovisual para internet. Podcast. Audioslide. Estratégias em Marketing Digital. Plataformas, tecnologias e estratégias digitais de marketing. Plano de Marketing Digital. Introdução aos mecanismos de busca: SEO e SEM. Tendências do marketing digital. Facebook para Negócios.  Produção de conteúdos. Mídias sociais.

    Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.

  • Ana Carolina Monteiro

    Mestre em Comunicação (2015) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (2000) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora e palestrante nas áreas de Jornalismo, Literatura, Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Marketing, Produção e Interpretação de Textos. Jornalista na Secretaria Especial de Comunicação Social e Científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • O objetivo geral é promover o aperfeiçoamento dos egressos em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Audiovisual, Letras, áreas afins e demais interessados que desejarem atuar com escrita criativa, roteiro e narrativas multiplataformas, desenvolvendo projetos em multiplataformas, que atuem, por exemplo, em filmes, séries televisivas, games, animações, quadrinhos, web séries, redes sociais e no mercado editorial da região, atualizando seus conhecimentos e enriquecendo sua atividade profissional.

    Como objetivos específicos listamos:

    • Aperfeiçoar a formação de graduados em nível superior, no sentido de oferecer uma educação continuada.
    • Aprimorar as linhas de pesquisa desenvolvidas na área de Comunicação, Cinema e Tecnologias Multimídia, em Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste.
    • Desenvolver a instrumentalização dos profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Audiovisual, Letras ou de áreas afins para o trabalho com a escrita criativa, com roteirização e narrativas multiplataformas, considerando as relações desses campos de conhecimento com a função social da linguagem.
    • Aprofundar os conhecimentos em escrita criativa, com roteirização e narrativas multiplataformas.
    • Aperfeiçoar as habilidades comunicacionais e as de pesquisa, visando à possível admissão do egresso nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
    • Produzir projetos que auxiliem no desenvolvimento: da leitura, produção e interpretação de textos; do processo criativo dos alunos; da utilização da escrita e do roteiro nas infinitas possibilidades no universo midiático.

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    São utilizadas metodologias ativas de ensino, na preparação de apresentações, trabalhos em grupo e estudos de casos reais em propostas de soluções para problemas relacionados à temática, dando ênfase também, no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A metodologia NOVOESTE Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas. Nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Considerando a necessidade de qualificação e formação continuada para egressos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Audiovisual, Letras, demais áreas afins e outros interessados, para atuar no mercado audiovisual, editorial e das narrativas transmídias, em que há demanda comprovada, justifica-se um Curso de pós-graduação lato sensu em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas que supra as necessidades dos profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos, visando sua qualificação profissional. 

    O curso atenderá estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento, que desejem se dedicar à atividade da escrita, voltada para diferentes suportes tecnológicos e finalidades profissionais. Pessoas interessadas em atuar como escritores, roteiristas, redatores, social media, produtores de conteúdo, jornalistas, ensaístas, críticos, narradores, editores, storytellers ou biógrafos.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos