Pós-graduação em
Lutas e Artes Marciais: da Prescrição ao Treinamento

Veja preços e condições de investimento:
  • Caracterização e compreensão da história, desenvolvimento e a evolução das lutas e artes marciais no mundo e no Brasil. Reflexão sobre esportes de combate no contexto competitivo e não competitivo, educacional e na perspectiva da atividade física.

    Contextualizar o Taekwondo em suas diferentes vertentes, marcial e esportiva. A modalidade será apresentada enquanto ferramenta pedagógica através de conceitos de ensino-aprendizagem, trazendo elementos de fisiologia, treinamento esportivo e características históricas e culturais. Vivência prática da modalidade.

    Apresentação das bases teóricas e práticas do Karatê, destacando suas especificidades e possibilidades como ferramenta adicional ao treinamento físico/técnicas de alto rendimento e compreensão da aplicação da modalidade Karatê no ensino de lutas em academias e clubes.

    Propiciar através da avaliação física, da especificidade combativa, das habilidades pessoais, dos riscos lesionais, do calendário desportivo e dos objetivos traçados o desenvolvimento de uma prescrição de atividades físicas preventivas e suplementares, com o propósito de restringir os potencias desfechos negativos da vida esportiva um atleta competitivo.

    Desenvolver e fornecer um entendimento básico sobre a iniciação e o alto rendimento que envolva sólida formação filosófica, científica e técnica, fomentando o estudo e o aprimoramento das diversas habilidades do judô.

    Uma abordagem pedagógica e cultural das modalidades de lutas com aspectos fisiológicos das lutas agarradas e do desenvolvimento de potência no Muay Thay. Prática do treinamento de força X treinamento de resistência com o uso de métodos específicos para jiu jitsu e MMA.

    Compreender anatomofisiologicamente a importância da flexibilidade no desempenho técnico dos atletas de lutas. Prescrever esses exercícios de alongamento correlacionando técnicas a serem utilizadas, sua implementação na periodização de outras qualidades físicas e os objetivos a serem alcançados para uma performance otimizada de combate.

    A disciplina visa abordar conteúdos dos mais diversificados tipos de ações corporais em duplas, trios ou até mesmo em grandes grupos, utilizando este saber como  conhecimento integrador na iniciação dos praticantes de variados  tipos de lutas.

    Proporcionar aos estudantes a continuidade das reflexões e vivências adquiridas no curso por meio da colaboração. Problematização das ações assertivas no ambiente de clubes, academias e centros de treinamentos. Discutir concepções, abordagens e formas de atuação em ambientes de treinamento de modo que se possa pensar a pesquisa como elemento de transformação da prática pedagógica.

    Recomendações nutricionais para lutas, suplementação aplicado a lutas, estratégias nutricionais pré- competição e a importância da hidratação no esporte.

    Pretende-se fornecer uma informação o mais detalhada possível das principais caraterísticas implícitas no processo de ensino-aprendizagem dos elementos básicos fundamentais na teoria e pratica da Luta Olímpica, (Wrestling): História da modalidade, metodologia para o ensino da técnica, e alguns aspectos importantes sobre a preparação  do  lutador,  que devem  constituir uma ferramenta de grande valor para acrescentar  os conhecimentos dos técnicos e profissionais participantes sobre nosso esporte.

    Compreender anatomofisiologicamente a importância da flexibilidade no desempenho técnico dos atletas de lutas. Prescrever esses exercícios de alongamento correlacionando técnicas a serem utilizadas, sua implementação na periodização de outras capacidades físicas e os objetivos a serem alcançados para uma performance otimizada de combate.

    Antropometria. Composição Corporal. Triagem em Saúde. Avaliações em força. Avaliações em Flexibilidade e Mobilidade. Avalições em capacidade cardiorrespiratória. Avalições de Potência. Testes de Coordenação Motora.

    Conhecer o arcabouço de recursos existentes no mercado esportivo com a finalidade de prevenir e intervir nas incursões esportivas com aplicabilidade imediata.  Compreender o mecanismo lesional e os recorrentes agravos das modalidades de luta. Racionalizar sobre a escolha, aquisição e utilização desses recursos  e a sua necessidade.

    Roteiro, elaboração e execução de projetos para atuação nas academias e centros de treinamento. Elaboração e apresentação do relatório final de curso às bancas examinadoras.

  • Márcia Maria de Azeredo Coutinho

    Graduada em Educação Física Licenciatura Plena- UFMS, Pós-graduada Lato Sensu em Fisiologia do Exercício – UGF,  Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica – IFMS, Atividades Físicas Personalizadas em academia – FMU. Pós-graduada Stricto Sensu Mestrado em Educação - UCDB.

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • OBJETIVO GERAL

    Promover a reflexão crítica, criativa e humanizada nas ações práticas e teóricas de diferentes contextos pedagógicos da Educação Física. 

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    1. Pretende-se formar um profissional de Educação Física em lutas, consciente, crítico e responsável, atuando com segurança em sua vida profissional.
    2. Habilitar o profissional de Educação Física a interpretar, prescrever e conduzir seus treinamentos e suas diversas variações.
    3. Propiciar vivências práticas das modalidades de lutas e suas possíveis intervenções no contexto do treinamento.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos