Pós-graduação em
Master BIM (Ao Vivo)

Veja preços e condições de investimento:
  • Introdução ao BIM, contextualização histórica da modelagem da informação e uma visão geral do panorama internacional BIM. Definições, Estratégia BIM-BR, buildingSMART, implementação, normatização.

    Aplicação de conceitos de gerenciamento de processos e pessoas aplicados no contexto da indústria e do BIM. Conceituação, notação BPMN, qualidade, colaboração, padronização de processos e procedimentos, fundamentos da gestão de projetos. 

    A disciplina se propõe a qualificar os profissionais a identificar os usos BIM, implementar condições organizacionais para o seu uso assim como as ferramentas existentes mais adequadas para a sua execução em contextos diversificados.

    Desenvolvimento da capacidade de compreensão da lógica de parametrização em ferramentas BIM e a sua aplicação na modelagem de objetos.

    Familiarização com as diversas iniciativas que se propõem a normalizar a atividade de modelagem da informação, compreensão das normas ISO/BIM em processo de tradução e adaptação no Brasil, boas práticas de modelagem em ambientes de colaboração e compartilhamento de modelos em IFC.

    Aptidão para análise e estudo de viabilidade de um projeto, análise econômica de informações energéticas de modelo de massas, informações ambientais do terreno através de ferramentas BIM.

    Elaboração de documentos inerentes a execução da modelagem da informação da construção, coordenação de equipes, auditoria da qualidade de modelos BIM, introdução à ferramentas de coordenação e análise de modelos BIM, BCF.

    Aplicações da realidade virtual e aumentada para a segurança do trabalho, conservação do patrimônio arquitetônico, gestão de obras. Renderização, passeios virtuais, nuvem de pontos.

    Apresentação Autodesk Revit e GRAPHISOFT Archicad, comandos básicos de modelagem, composição de objetos paramétricos, projeções, vistas, pranchas, renderização.

    Apresentação do softwares, navegação no modelo, organização do modelo, comandos básicos de modelagem, composição de objetos paramétricos, simulações documentação e análises.

    Apresentação do softwares, navegação no modelo, organização do modelo, comandos básicos de modelagem, lançamento da estrutura, composição de objetos paramétricos, simulações, documentação e análises.

    Apresentação de referenciais teóricos, experiencias bem-sucedidas de implementação no Brasil e no mundo, procedimentos inerentes à implementação de inovação, instrumentos de avaliação e planejamento da implementação.

    Aplicação de conceitos de qualidade, desenvolvimento de contratos adequados à modelos BIM, arquivos e documentos necessários para a implementação, marketing.

    Procedimentos para a compatibilização de modelos BIM, extração de quantitativos e orçamentação no software Autodesk Navisworks.

    Orçamentação e planejamento de obras com inteligência artificial utilizando o Orçabim da Orçafascio.

    Noções básicas de conforto ambiental, estratégias construtivas, normatização nacional e internacional, bases de dados, utilização de ferramentas de simulação.

    Utilização do modelo BIM durante a ocupação da edificação, fundamentos de manutenção predial, ferramentas de gestão da manutenção através de modelos BIM existentes.

    Aplicabilidade da modelagem paramétrica em projetos de infraestrutura viária, hídrica, ferroviária, portuária. City Information Modeling, GIS, Internet das Coisas, cidades inteligentes. 

    Lógica da elaboração de scripts visuais, interface de programação visual atreladas à softwares de modelagem BIM, rotinas de automatização, design paramétrico. 

  • Nathalia Ricartes

    Arquiteta e Urbanista. Formada em 2010, especialista em "Gerenciamento de projetos de engenharia e arquitetura", especialista também em "Construções sustentáveis e edifícios inteligentes" e Mestre em "Construção e reabilitação sustentável", pela Universidade UMINHO, Portugal, onde estudou BIM em 2016 e teve a oportunidade de ser BIM Manager no MCRS no departamento de engenharia da Uminho, Portugal. Hoje atua como arquiteta em Campo Grande MS e é a atual presidente da CBIM-MS.

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • OBJETIVO GERAL

    Diante da instituição do Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling, o curso de pós graduação Master BIM visa formar profissionais capazes de atuar como coordenadores, gestores e/ou especialistas de projetos que aplicam conceitos BIM para a redução de desperdício, redução de custos e planejamento mais assertivo. 

    A Modelagem da Informação da Construção representa uma grande inovação nos processos de projeto e execução de obras, permitindo a detecção de interferências entre diferentes disciplinas e a análise das melhores soluções arquitetônicas. Dessa forma, o especialista egresso do curso estará alinhado a algumas das melhores soluções práticas para o desenvolvimento de edificações mais sustentáveis e econômicas. 

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    1. Apresentar a Modelagem da Informação da Construção sem equívocos típicos, explorando as três dimensões que compõem o conceito;
    2. Apresentar requisitos tecnológicos, processuais e políticos da implementação do BIM em diversos tipos de organizações;
    3. Conhecer tecnologias aplicadas ao BIM, suas diferenças e quando as aplicar;
    4. Compreender as implicações práticas da adoção de práticas inovadoras de projeto;
    5. Transcender as práticas tradicionais de projeto, favorecendo uma visão menos segmentada da indústria, fortalecendo a colaboração entre profissionais de diferentes disciplinas;
    6. Aumentar a competitividade do mercado de modo que os clientes sejam beneficiados com acréscimo de qualidade aos seus produtos.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais que atuam ou desejam atuar na área, como arquitetos, engenheiros, gerentes de projetos, consultores, administradores e correlatos.

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos