Pós-graduação em
MBA em Agronegócios

Veja preços e condições de investimento:
  • - Formação Estrutural do Agronegócio Brasileiro
    - Inserção do Brasil no Mercado Internacional
    - Analises de Competitividade
    - Perspectivas para Agronegócio Sul Mato Grossense

     

    Gestão - Princípios e Conceitos; Planejamento estratégico com ênfase no agronegócio; Leitura de cenários no agronegócioSsistemas de informação para a agropecuária; Evolução dos conceitos de administração rural; O contexto das empresas rurais em um modelo de gestão; Gestão do Agronegócio; Cadeia de produção agroindustrial; Complexo agroindustrial; Sistema agroindustrial; Principais cadeias produtivas do Mato Grosso do Sul; Qualidade dos produtos agroalimentares; Gestão da inovação com ênfase em agribusiness.

     

    Conceitos de comercialização agrícola; Funções da comercialização agrícola; Comercialização sob a ótica das cadeias produtivas; Visão sistêmica das cadeias agroindustriais; Abordagens de análise das cadeias: Commodity System Approach; Interligação de cadeias produtivas; Análise das cadeias agroindustriais potenciais e regionais; Gestão da comercialização agropecuária.

    - Gestão do mix de marketing; Estratégias de marketing; Comportamento do Consumidor; Conceitos centrais de Kotler; Estratégias de Preços; Segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo; Canais de marketing na logística agroindustrial; Estratégias e ferramentas de comunicação dos produtos do agronegócio; Sistema de informações de marketing do setor agroalimentar; Pesquisa de marketing no setor agroalimentar; Franquias de alimentos; Alimentos orgânicos; Estratégias para o desenvolvimento do mercado; Planejamento estratégico de marketing sob abordagem de redes e agronegócios.

     

    Fundamentos da gestão financeira no agronegócio; Análise das demonstrações financeiras; Análise de custos e alavancagens operacionais do sistema de agronegócios; Decisões de financiamentos e custo de capital; Análise dinâmica de capital de giro para o agronegócio; Gestão baseada no valor; Metodologia de avaliação de empresas no agronegócio; Planejamento financeiro para o setor de agronegócios.

    Pressupostos básicos de gestão de pessoas; Técnicas e ferramentas relativas ao planejamento, seleção, remuneração, desenvolvimento e avaliação e integração dos recursos humanos no ambiente de agronegócios; Liderança; Motivação e criatividade no ambiente agropecuário; Composição, tamanho e qualidade de equipes; Treinamento e desenvolvimento de equipes, centradas no agronegócio e remuneração por resultados do setor agropecuário.

     

    O enfoque sistêmico nos conflitos na empresa familiar; Sucessão e continuidade; A profissionalização na empresa familiar; O protocolo familiar; Estratégias para o êxito na empresa familiar; Aspectos Jurídicos na empresa familiar.

     

    Institutos básicos do Direito Agrário Brasileiro; Reforma Agrária; Desapropriação; Usucapião Especial; Contratos Agrários; A responsabilidade por danos ecológicos; Meios processuais de proteção ambiental; Imposto de Renda na atividade rural - Pessoa Jurídica; Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS; Imposto sobre a pripriedade rural (ITR); Contribuição sindical rural; Contriuição previdenciária rural; A legislação trabalhista aplicada ao trabalhador rural.

    Macroeconomia: Agregados macroeconômicos; Comércio exterior e balanço de pagamento; Agronegócios no Brasil e no Mundo; Fatores que afetam os resultados econômicos; Equilíbrio de mercado; Noções dos conceitos básicos de economia e suas implicações na agropecuária, enfatizando a inter-relação entre os fatores de produção agrícola na produção e realização da atividade econômica; Sistemas agroindustriais; Análise de sistemas agroindustriais; Demanda e produção de alimentos; Análise d emercados agrícolas; Coordenação e governança de sistemas agroindustriais.

     

    Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro frente às demais economias mundiais no agribusiness, O Comércio Internacional e os acordos internacionais com a globalização, “barreiras tarifárias e não-tarifárias” e “normas sanitárias e fitossanitárias”. Procedimentos de avaliação de conformidade com normas e regulamentos. Laboratórios e entidades privadas que atestam a conformidade. Regras de certificação de origem. Subsídios e/ou dumping: medidas compensatórias e direitos antidumping. Salvaguardas.  A Organização Mundial do Comércio – OMC – e interferências econômicas no agronegócio. 

    Conceitos gerais de logística; Caracterização de sistemas de transporte, armazenagem e acondicionamento; Expansão do processo agroindustrial e dificuldades de desenvolvimento; A sistematização do complexo agroindustrial; A estrutura do complexo agroindustrial brasileiro; Estratégia logística; Controle de estoque; Coleta e distribuição de produtos agroindustriais. Localização de instalações, armazenagem e canais de distribuição.

     

    Economia e ecologia; Desenvolvimento sustentável; Responsabilidade Social no agronegócio; Sistemas de gestão ambiental em empresas agrícolas e agroindustriais; Gerenciamento ambiental no agronegócio - propriedade rural e agroindústria; Impactos ambientais decorrentes do setor produtivo e suas medidas mitigadoras; Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; Impactos socioambientais; Dimensões do ecodesenvolvimento; Economicismo vs. Ambientalismo; Agenda 21 e suas derivações para o agronegócio; Políticas de sustentabilidade socioambiental.

     

    O papel da ciência; Tipos de conhecimento; Método e técnica para elaboração de um trabalho científico; O processo de leitura; Citações e referências bibliográficas; Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural; O projeto de pesquisa; Pesquisa qualitativa e quantitativa com ênfase no agronegócio; Relatório de pesquisas agropecuárias; Estilos de redação.

     

    Plano de Negócios como catalizador do processo; Conhecendo o plano de voo; Desenvolvendo e construindo um Plano de Negócios; Construindo a visão financeira e projeções; Se preparando para fazer uma apresentação para investidores; Exercício prático e simulação de um desenvolvimento de Plano de Negócios.

    Planejamento estratégico. Estratégia para empresas do agronegócio. Funções básicas da administração – gestão. Ferramentas de planejamento estratégico – PODC; PDCA; 5W2H.  Técnicas de negociação – etapas. Comportamento na negociação. Confiança. Estilos. Gestão e planejamento rural. Planejamento estratégico – níveis empresariais na produção rural. Planejamento estratégico do Agronegócio. Técnicas de negociação – produtos do agronegócio. 

    Planejamento da produção; Manuseio de materiais; Análise do investimento; Controle de estoques; Controle de produção; Administração dos fluxos materiais e de produtos; Redirecionamento de empresas; Sistemas de produção; Planejamento e controle da produção; Desenvolvimento de novos produtos. Técnicas modernas de administração de produção; Manutenção industrial; Balanceamento da produção; Qualidade e produtividade; Modelos de qualidade; Competitividade.

    Projetos agropecuários como instrumentos de política agrícola; Projetos de investimentos na administração da empmresa rural; Técnicas de capitalização e descontos; Formação de fluxos de caixa dos projetos agropecuários; Depreciação; Custos de capital; Métodos de avaliação econômica de projetos; Incerteza e risco; Coleta e organização de dados do projeto estruturado; Desenvolvimento do projeto nas propriedades rurais; Fase de implementação e acompanhamento.

    Através da literatura científica contemporânea, as fronteiras do conhecimento nos campos de pesquisa relevantes aos agronegócios serão identificadas e analisadas, estabelecendo-se a sua pertinência geopolítica regional, nas dimensões cultural, tecnológica, ambiental, logística, social e econômica.

    Biotecnologia. Agricultura de precisão. Pecuária de precisão.

  • Renato Roscoe

    Doutorado (PHD) em Ciências ambientais - Universidade de Wageniggen, Holanda. Mestrado em solos e nutrição de plantas, Universidade Federal de Lavras (UFL) Graduado em Engenharia agronômica (UFV) pesquisador da Embrapa e Fundação MS. Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do MS.

  • O agronegócio alimenta a teia comercial e estrutural brasileira, bem como sua ramificação mundial, compreender esta dinâmica e, administrar processos organizacionais deste sistema reflete os objetivos deste MBA.

    A visão integrada dos conceitos permite aos estudantes versatilidade frente às oscilações pontuais, originar habilidades de adaptação fortalece o segmento do agronegócio, garantindo êxito nas relações de crescimento e custo baixo.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  •  Objetivos do Curso: 

    - Ampliar os lucros do setor de Agronegócios;
    - Ampliar as oportunidades negociais para os segmentos do Agro;
    - Concretizar aulas com professores locais e externos com ótima titulação e com vivências de mercado;
    - Concretizar visita técnica (dia de campo) em centro de referência Nacional;
    - Ampliar os conhecimentos técnicos e científicos dos acadêmicos na Gestão do Agronegócio;
    - Proporcionar troca de informações, tecnologias e experiências entre os acadêmicos, corpo docente e líderes do Agronegócio Brasileiro. 

    Nossos diferenciais: 

    - Disponibilizamos conhecimentos técnicos e comportamentais sob medida;
    - Professores locais e do eixo São Paulo, Paraná ou Minas Gerais;
    - Possibilidade de visita técnica (dia de campo) em centro de Referência Nacional;
    - Aulas de MBA com vivências e dinâmicas empresariais;
    - Um encontro presencial por mês, (sábados manhã e tarde e domingo manhã);
    - Workshop com empresários e gestores de organizações privadas e Públicas;
    - Pelo menos 360 horas de conteúdos práticos e dinâmicos;
    - Temos ampla e moderna sede em Campo Grande, com 8 salas de aula, auditório, biblioteca e laboratório de informática.

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