Pós-graduação em
MBA em Gerenciamento, Planejamento e Execução de Obras

Veja preços e condições de investimento:
  • Gestão de Contratos. Conhecendo o Contrato. Principais requisitos dos contratos. Principais Tipos de Contratos. Gestão de contratos. Modelos de Gestão de Contratos.

    Orçamento e planejamento de obras. Diagramas de precedência – redes PERT/CPM; Linhas de balanço; MS- Project; BDI; Técnicas avançadas de gerenciamento de obras.

    A importância e fundamentos do gerenciamento de obras e projetos. Gerenciamento de tempo. Gerenciamento de custos. Gerenciamento de aquisições. Gerenciamento de qualidade. Gerenciamento de pessoas. O impacto ocasionado em uma obra/projeto devido a falta do gerenciamento e controle.

    A compreensão do BIM – Building Information Modeling - nos seus diversos aspectos e usos deve inaugurar um novo olhar sobre o ciclo da construção civil, numa visão mais integrada, complexa, sistêmica e tecnológica. Compreender a abrangência deste novo paradigma é fundamental para a gestão de empreendimentos nos dias atuais e futuros.

    A utilização do BIM (Building Information Modeling) como instrumento de otimização e gestão eficiente na construção civil se configura em uma nova forma de ver, pensar e gerenciar as atividades que compõe a cadeia produtiva deste setor. Nesse contexto, o BIM representa uma verdadeira quebra de paradigma, onde cada vez mais, associando-se o uso da tecnologia aos processos e pessoas, será possível alcançar patamares elevados de eficiência e produtividade. Compreender as tecnologias hoje existentes e a maneira como as mesmas podem ser inseridas nos processos de trabalho ajudarão os profissionais a otimizarem e dinamizarem cada vez mais as suas atividades profissionais.

    Gestão ambiental na execução de obras. Sistema de Controle Ambiental. Certificações de Sustentabilidade em obras civis. Licenciamento ambiental na construção civil.

    A proteção contra incêndios e o projeto de edificações; Classificação das edificações; as medidas de proteção contra incêndios nas edificações; Isolamento de riscos; Saídas de emergência; Sinalização de emergência; Iluminação de emergência; Sistemas de detecção e alarmes; brigadas de incêndio; Sistemas de extintores de incêndio; Sistemas de hidrantes e de mangotinhos; Sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers).

    Introdução ao conceito de sustentabilidade, de edificações sustentáveis e bioarquitetura. Indicadores de sustentabilidade e métodos de avaliação da sustentabilidade de edificações. O impacto da construção de edificações no meio ambiente. A importância da produção e compatibilização dos projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas, instalações hidro sanitárias e especiais, objetivando a sustentabilidade. A importância das especificações de materiais e equipamentos para a sustentabilidade. Processos construtivos e racionalização dos recursos, visando obter uma edificação sustentável. Eficiência energética e o uso de fontes alternativas de energia. Aproveitamento da água da chuva e tratamento e reuso de águas servidas. Apresentação e discussão de casos de referência.

    O aço como elemento estrutural na construção civil. Dimensionamento à tração e compressão axial, flexão simples e flexocompressão. Ligações. Estruturas de edifícios em aço. Desenvolvimento de Projeto Estrutural de aço. Sistemas construtivos e inovação tecnológica.

    Fundamentos sobre geoprocessamento e sensoriamento remoto. Sistema de informações geográficas. Georreferenciamento.

    Fundações: Investigação do solo. Determinação da capacidade de carga de fundações rasas. Estimativa de recalques de fundações rasas. Determinação da taxa de trabalho de fundações rasas. Projeto de fundações pôr sapatas. Tipos de fundações profundas (estacas e tubulões). Determinação da capacidade de carga de estacas. Taxa de trabalho de tubulões. Projeto de fundações pôr tubulões. Escolha do tipo de fundação. Dimensionamento geométrico: fundações diretas e profundas. Dimensionamento estrutural: sapatas, blocos sobre estacas, blocos de transição e vigas de equilíbrio. Dimensionamento de estacas e tubulões. Grandes Estruturas: Grandes estruturas e estruturas especiais: Características; Evolução histórica. A engenharia dos grandes edifícios: Normas técnicas aplicáveis: Movimento de oscilação; Força do vento. Materiais recomendados. Sistemas Estruturais Verticais: Carregamentos em edifícios muito altos; Projeto específico de alvenaria de vedação; Projeto específico de revestimentos interno e de fachada. Barragens: Finalidades; Classificação; Normas técnicas aplicáveis. Barragens de Terra e Enrocamento; Barragens de gravidade; Barragem de contrafortes; Barragem em Arco; Barragens em abóbadas; Barragens Mistas. Características de Projeto de Barragens: Estudos Básicos para Implantação; Estudos Específicos.

    Introduzir conceitos e princípios do sistema construtivo em concreto pré-fabricado com ênfase em projeto e produção. Serão abordados aspectos normativos.

    Tipos de manifestações patológicas em estruturas. Norma de desempenho. Identificação e sistemática de recuperação e reforço de estruturas. Produtos atuais de mercado e técnicas de reparo de estruturas. Cases de recuperação em Obras. Métodos de dosagem de concretos e grautes estruturais.

    Controle tecnológico do concreto. Ensaios de controle dos materiais componentes do concreto. Ensaios de controle do concreto convencional vibrado. Controle tecnológico do concreto auto adensavel. Ensaios de controle do concreto endurecido. Sistemática de controle em centrais de concreto e empresas de concreto pré-fabricadas.

    Hidráulica dos condutos livres. Geometria de canais. Sistemas clássicos de Drenagem Urbana e sua concepção. Elementos de Microdrenagem. Elementos de Macrodrenagem. Dimensionamento de sistemas de drenagem urbana. Drenagem Sustentável e técnicas compensatórias. O modelo computacional SWMM.

    Conscientização ambiental. Desenvolvimento sustentável. Levantamento de aspectos e de impactos ambientais em atividades da engenharia. Saneamento básico.

    Conceitos. Fluxo de Caixa. Métodos de Avaliação Econômica. Indicadores Financeiros. Recomendações para análise de viabilidade econômica. Boas práticas relacionadas com a avaliação econômica

    Princípios fundamentais da pesquisa científica, seus aspectos teóricos e conceituais: conceitos básicos e construção do conhecimento. A pesquisa cientifica: tipos de pesquisa. Construção da pesquisa: eixo, etapas e estrutura do projeto de pesquisa (ABNT). Ética na pesquisa com seres humanos.

  • Profª. Suzete Rodrigues Ferrazza

  • OBJETIVO GERAL 

    Preparar profissionais especialistas em gerenciamento, planejamento e execução de Obras para construção civil. 

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

    - Formar profissionais capacitados no uso das ferramentas de gerenciamento, tecnologias de mercado associados ao BIM, execução de projetos de incêndio, conhecimento sobre georreferenciamento, estruturas metálicas e estruturas pré-fabricadas de concreto; 

    - Capacitar profissionais a analisar e executar diferentes tipos de estruturas; 

    - Capacitar profissionais sobre os tipos de concreto aplicado a estruturas e a forma de controle e produção dos mesmos em Obras

    - Preparar profissionais para atuar em consultoria e avaliação de estruturas danificadas, bem como a sistemática de correção e recuperação das estruturas.

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento da NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    A metodologia NOVOESTE Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Engenheiros, arquitetos e tecnólogos em construção ou edificações, bem como profissionais em formação que buscam especialização na área.

DEPOIMENTOS DE NOSSO ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos