Pós-graduação em
MBA em Gestão de Equipes e Coaching

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  • Promover uma visão abrangente, considerando os cenários econômicos, legais, políticos e sociais internos e externos da organização. Analisar a situação real da empresa e desenhar o seu futuro em termos econômicos, de gestão e sucessão.  Realizar a análise SWOT para cada departamento e liderança da organização e projetar as devidas adequações intra e extra muros. Construir perfil do CEO adequado para cada organização e buscar na empresa ou fora dela as oportunidades de crescimento constante. 

    As mudanças dos mercados – clientes em ciclos menores. As exigências dos clientes e das forças competitivas vêm mudando a forma de se praticar o marketing. Satisfazer e reter os clientes, através de bons serviços e criação valores. Escolha dos mercados-alvo (targeting); As plataformas tecnológicas digitais emergentes e o poder de mobilização do Endomarketing.

     

    Promover o alinhamento de ações e o desenvolvimento entre alguém que quer e precisa crescer pessoal e profissionalmente encontrando soluções para suas limitações, através do Coaching. O Mentoring estimula a busca de profissional competente e experimentado que promove o desenvolvimento pessoal e profissional de um ou mais integrantes da organização. O Counseling, ou aconselhamento terá como foco a resolução de um aspecto específico de dificuldade pessoal ou profissional, normalmente é exercido por especialistas no assunto. A união do tripé Coaching, mentoring e conseling promove a maximização de resultados pessoais e organizacionais. 

    Compreender os princípios da Gestão de Projetos Lean e metodologias ágeis,  desenvolver o mindset para que o time trabalhe focado na geração de valor agregado, eliminação de desperdício, colaboração, pensamento visual e entregas frequentes de forma a usufruir dos benefícios que a gestão colaborativa, a condução de projetos que atendam aos padrões de qualidade, tempo e custos desejados. Principais métodos ágeis; Gerenciamento ágil de projetos com Scrum; Práticas de gerenciamento ágil de projetos.

    Compreensão e elaboração de modelos de gestão de Performance alicerçados nas competências individuais e organizacionais, Construir ou adequar os métodos e tecnologias da organização para a gestão por Performance.  Como implantar uma gestão sustentável. Evidenciar  que o líder é aquele que obtém resultados por meio das pessoas; Implantação da Avaliação de Desempenho, onde parâmetros de medição são utilizados para julgar a performance dos funcionários. 

    Educação no mundo, na realidade Brasileira e no contexto da sociedade do conhecimento; Educação nas Organizações; Educação Corporativa: conceito, histórico, contexto e tecnologias; Treinamento e formação na Gestão de Pessoas e Gestão das Organizações e Experiências de Sucesso em Educação Corporativa. Identificação dos principais indicadores para mensurar o impacto das ações de Educação Corporativa na estratégia de gestão de pessoas e nos resultados organizacionais; práticas empresariais de sucesso na implantação de Universidades Corporativas no Brasil. 

    Sociedade do Conhecimento; Sociedade da Informação; Competitividade baseada no conhecimento; Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: histórico e principais conceitos; Capital Intelectual e Propriedade Intelectual e proteção do conhecimento. Processo de inteligência competitiva. A Gestão de Competências nos Subsistemas de Recursos Humanos.

    Os aspectos da micro e macro economias, suas variáveis críticas, os cenários e tendências. A Gestão Financeira e seus componentes críticos para o sucesso empresarial. Análise de Viabilidade de um negócio. A gestão de custos, capital de giro, investimentos, e demais componentes das finanças corporativas.

    Etapas do processo de consultoria; Tipos de consultoria Empresarial; Prospecção preliminar de informações; Definição do objetivo da consultoria; Prospecção, contratação, planejamento e implementação; Relacionamento consultor-cliente; Modelos mentais e percepção: impactos na consultoria; Diferenças entre consultoria interna e externa; O trabalho do consultor interno; Consultoria a partir da gestão de processos; Pressupostos potencializadores da atuação do consultor; O mercado de consultoria local; Remuneração dos serviços de consultoria; A ética na atividade de consultoria.

    Analisar o processo de comunicação empresarial, buscar processos de comunicação alicerçados no modelo AIDA e ainda recuperar o passado e o resgate de suas raízes históricas,  através do Storytelling, que surge como um recurso legítimo de atratividade de narrativa e pulverização da voz nas organizações, e também como uma nova maneira de contar histórias de interações em ambientes de trabalho. 

    Ciência e pesquisa; Planejamento de pesquisa científica; Tipos, métodos e técnicas de pesquisa científica; Coleta e análise dos dados; Projeto de pesquisa. Metodologia para produção de pesquisa. Apoio e orientação ao aluno para que seja capaz de produzir conhecimento com o recurso de métodos e técnicas específicas.

    Compreensão do mercado de trabalho e suas características. Entendimento dos conceitos, métodos e técnicas de recrutamento, seleção de pessoal e retenção de talentos.  Métodos de avaliação de desempenho e suas potencialidades, Identificação e Retenção de Talentos. Modelos para retenção do conhecimento organizacional, Avaliação 360º e o recrutamento interno. Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê-los na organização.

    Mudanças de paradigmas e sua influência na vida moderna; Liderar com Equipes, A arquitetura da nova liderança. O gestor de pessoas como exemplo e referencial de excelência; O Gestor facilitando, formando e desenvolvendo pessoas; Os diversos tipos de inteligência e a inteligência emocional; Perfil do gestor e comprometimento com o alto desempenho de sua função; A influência das emoções no comportamento; Competência emocional; Como lidar com as emoções: autocontrole e empatia; O aprendizado do equilíbrio emocional através de práticas contínuas. 

    Atributos da organização inovadora. Valor de serviço, organização e gestão para aproveitar e criar oportunidades. Outsourcing e terceirização de P&D. Desenho da estrutura organizacional. Grupos abertos, redes, equipes de projeto. Gestão da qualidade de produtos e serviços, gestão da inovação. Conceitos de produção com qualidade e produtividade. Fatores críticos de sucesso e vantagem competitiva. Melhoria e inovação de processos. Diagnóstico de problemas de produtividade. Métodos e ferramentas para melhoria da qualidade e dos processos de Inovação. 

    Treinamento Experencial ao ar livre, como método de aprendizagem.  O Processo de negociação. Estilos dos negociadores, Habilidades estratégicas, táticas e comportamentais. Técnicas e comportamentos negociais, PODC nas negociações; Ética e aspectos da confiança nas Negociações, gestão de conflitos, Mediação e arbitragem.

    O que é e para que serve; Mapeamento de percursos,  Análise de mercado, Estudo dos clientes, Estudo dos concorrentes, Estudo dos fornecedores A elaboração e construção do plano de negócio, Sumário Executivo,  Plano de Marketing, Plano Financeiro, Construção de cenários, Avaliação estratégica.

    Método que busca potencializar os benefícios dos jogos na educação,  sendo utilizado como ferramenta complementar de ensino. Jogos são sistemas sociais de imersão em que é possível aprender pela experimentação, tentativa e erro. Os jogos criam ambientes de interação de elementos, comportamentos desejáveis e relevância, A aplicação de mecanismos, estruturas e dinâmicas de jogos na educação, pode promover comportamentos desejados e possibilita a solução de problemas reais. A aplicação do método de gamificação (gamification) pode ser utilizada como ferramenta complementar para melhorar o ensino de maneira lúdica e interativa. 

  • Agenor Mattiello

    Graduado em Administração, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem vivência na área de Administrativa tendo atuado como Secretário Municipal da Administração, Gerente de Desenvolvimento de Pessoal do Banco do Brasil em 6 estados. Aprovado na seleção de Doutorado em gestão Contemporânea da Universidade de Salamanca – Espanha.  Recentemente publicou pela Saint Paul editora, o livro Marketing Bancário, coordenado por Alexandre Luiz Las Casas.  Atuou na estruturação e implantação do Departamento de Marketing do Banco do Brasil em Brasília. Coordena cursos na área de Gestão em segurança Pública para a SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e ministra aulas de MBA em diversas áreas da gestão para a FGV, UNILINS, UNITOLEDO, UCDB e UFMS. 

  • O dinamismo das organizações, hoje internacionalizadas e com pressões contínuas para romper paradigmas, mudou a forma de gerenciar pessoas. Esta função ficou muito mais estratégica, impondo a necessidade de absoluta sintonia entre as pessoas, estruturas e gerenciamento das equipes e resultados coletivos. 

    Tornou-se imperativo buscar e conhecer novas ferramentas e elementos que permitam liderar equipes, atingindo os resultados a partir da seleção, da valorização, da avaliação e do desenvolvimento das pessoas nas organizações. 

    Atualmente as organizações produzem para o mundo e não mais para os mercados locais, para tanto os produtos, serviços, equipes e os resultados passam a ter parâmetros internacionais. Se nossas equipes não tiverem condições de entregar o melhor serviço com custos competitivos, outras equipes no planeta podem fazê-lo. Podemos ser os promotores e beneficiários destas mudanças, ou assistiremos os outras a concretizá-las. 

    Diferencial exclusivo:

    - Um módulo em fim de semana de aula externa em Bonito / MS em Hotel Rural, com traslado ida e volta, hospedagem e seguro individual inclusos na mensalidade.

     

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Nível Famper. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional – global.

    A metodologia Famper de Alto Nível remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista Famper frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob n. 2.887, em 26 de agosto de 2005.

    • Conforme termos da Resolução n. 01, de 8 de Junho de 2007.  Conselho Nacional de Educação – CNE/ Câmara de Educação Superior – CES.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade de Ampére – FAMPER  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Objetivos Gerais: 

    - Aprofundar os conhecimentos na gestão de equipes, como fator crítico para o sucesso das organizações;

    - Capacitar profissionais no conhecimento e aplicação das modernas ferramentas de gestão estratégica de Equipes;

    - Maximizar a eficácia organizacional, promovendo maior satisfação e promoção de resultados dos colaboradores. 

    Objetivos Específicos:

    - Estudar os princípios da Gestão do conhecimento e gestão por competências; 

    - Aprofundar os conhecimentos inovadores de gestão estratégica; 

    - Compreender e aplicar a gestão estratégica de equipes na governança corporativa; 

    - Aplicação de jogos, dinâmicas de grupo e retenção de talentos; 

    - Capacitar os gestores para desenvolver projetos de consultoria interna e externa em Gestão de Equipes;

    - Promover a gestão mercadológica e a capacidade negocial para otimizar os resultados organizacionais. 

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