Pós-graduação em
MBA Executivo em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde

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  • Promover a integração dos serviços organizacionais de saúde, bem como construir estratégias de gestão com equilíbrio custo/beneficio: Ambiente externo e interno; Cenário; Negócio e Suporte; Qualidade Total; Performance da Organização. 

    Ciência e Método, Ensino Superior, Bases do raciocínio científico: teoria, hipótese, dedução. Diferentes gêneros discursivos: resenhas, resumos, relatórios e artigos. Métodos e técnicas estatísticas que permitem organizar, descrever, analisar e interpretar os fenômenos coletivos relativos ao processo saúde.

    Sistema Econômico e Políticas de Saúde; Desempenho da Economia; Análise das Políticas Públicas de Saúde no Brasil a partir da História e Perspectivas do Sistema Único de Saúde – SUS; Macrossetor Saúde; Diagnóstico das Políticas Públicas: educação, saúde, segurança, habitação, transporte, renda familiar, segurança alimentar.

    O marketing em saúde contempla o posicionamento da instituição, descrevendo sua qualidade e, indicadores de inovação: Marketing externo e interno; Atitudes do Público Alvo; Métricas da Qualidade, Imagem Institucional; Políticas de Serviços; Entender para Atender.

    Qualificar as informações hospitalares; Ausência de informações necessárias para a Assistência; Volume de Prontuários; Falta de Legibilidade, Redundância de Informações, Dificuldade de Recuperação de Informações, Excesso de Documentos.

    Humanizar políticas e práticas da gestão de pessoas; Gestão do Tempo; Conhecimento Interno; Integração do profissional ao cargo - a sua equipe; DNA institucional; Liderar e ser Liderado; Motivação; Comunicação; Formação e desenvolvimento de equipes; Clima/Ambiente organizacional; Competências essenciais; Desenvolvimento das competências.

    Planejamento como instrumento de mudança organizacional; Filosofias Empresariais; Matriz de Oportunidade x Ameaças; Estratégias Competitivas; Desempenho do Ambiente Interno e Externo; Inovação em Saúde; Configuração Regional e Potencialidades; Métricas de Avaliação. 

    Certificação dos Serviços de Saúde; Ciclo de Qualidade dos Serviços; Auditoria Interna de Qualidade;  Sistema de Acreditação em Saúde e a Série ISSO; Ações Assistenciais. 

    Cenário e Complexidade da Saúde e seus Impactos; Processos da Instituição -  identificação dos Riscos e Resultados; Ferramentas da Qualidade no Contexto Teórico e Prático da Gestão da Qualidade em Saúde.

    Conceito de Qualidade pelos que Conduzem os Processos Assistenciais; Compreender como se Efetiva a Qualidade e como ela é Avaliada na Área; Consolidar e Fortalecer o Processo de Gestão da Qualidade; Áreas Técnicas e Estratégicas dentro das Instituições de Saúde; Gerenciamento e Foco no Cliente.

    Planejamento e Controle de Custos; Custeio Baseado em Atividades (ABC); Tipos de Custos Existentes nas Empresas de Saúde; Avaliação de Projetos de Investimento em Saúde; Tomada de Decisão com Eficácia na Solução de Conflitos.

    Contabilidade de Custos Hospitalares: sua origem no Brasil; Processo de Gestão de Custos; Aplicação do Sistema de Custeio Baseado em Organização Hospitalar; Sistemas de Custos Hospitalares Tradicionais; Métodos de Custeio; Custos Hospitalares; Custo-padrão Hospitalar.

    Controladoria na Operacionalização de Atividades Administrativas e Contábeis que Envolvem a Instituição Hospitalar; Planos de Ação a Curto e Médio Prazo, Análise e Processamento de Indicadores; Contabilidade de Custos Hospitalares; Sistemas de Custeio; Avaliação dos Resultados.  

    Indicadores de Desempenho para Serviços de Alta Qualidade; Contratação de Serviços; Equilíbrio Custo/Benefício; Orçamento em Saúde; Versatilidade de Investimento – Linhas de Investimento em Saúde. 

    Módulo Ativo* – Aula Prática. Conceito de hospital; Responsabilidade Civil dos Hospitais; Especificidades da Atividade Hospitalar; Diretrizes e Legislação Hospitalar.  

    Módulo Ativo* – Aula Prática. Custos; Formação de preços; Investimentos; Retorno de investimentos; Planejamento financeiro; Orçamentos; Fontes de Receitas; Contas a Pagar; Contas a Receber; Patrimônio; Contabilidade; Demonstrações Financeiras e de Resultados; Fontes de Financiamentos; Análise do Equilíbrio Financeiro.

    Módulo Ativo* – Aula Prática. Planejamento, Gestão e Controle das Atividades de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Serviço Social, Laboratórios, Centros de Imagem, Centros Cirúrgicos, Ambulatoriais, Emergência, CTI e UTI.

    (*) Módulo Ativo – Aula Prática (Exclusivo da Pós Graduação, momento em que o Pós Graduando compartilha seu saber, conectando experiências, direcionando soluções, conferindo a proposta de mediar conhecimento desta Especialização).  

    O Módulo TCC contempla a escolha do estudante para com o tema e indicação do orientador, os encontros são periódicos, presenciais e on-line, estudante e orientador podem estabelecer horários flexíveis para ambos. Intuito de acompanhamento e, amadurecimento do tema proposto. Em seguida a elaboração / correção / finalização do artigo de conclusão da especialização e encaminhamento para submissão da instituição.

  • Mario Cesar Bittencourt Madureira

    É especialista com MBA em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, especialista em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela FGV/EAESP e é médico com mais de 20 anos de experiência na gestão de serviços privados e públicos de saúde.
    Sua experiência profissional como executivo na área de saúde inclui o cargo de diretor geral da OSS-AHBB no projeto do sistema de saúde de Chapadão do Sul - MS; diretor técnico da Santa Casa de Campo Grande - MS, assessor da diretoria técnica no hospital Igesp – SP; assessor da superintendência do Hospital samaritano de São Paulo; superintendente de serviços médicos dos Hospitais da marca São Luiz da Rede D’or; diretor de operações hospitalares do Hospital do Servidor Público Estadual– HSPE – SP; diretor de atenção direta ao paciente do Núcleo de Gestão Assistencial Maria Zélia (gestão SPDM/UNIFESP), assessor do núcleo de gestão da qualidade do Hospital Municipal Vereador José Storopolli – Vila Maria – SP; gerente de serviços médicos dos hospitais São Luiz (unidades Itaim e Morumbi) e coordenador do setor de emergência do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim - SP.

    Atuou como avaliador de serviços de saúde pela norma ONA por meio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, tendo atuado como membro do Comitê de Acreditação da Fundação e como representante no Comitê Técnico da Organização Nacional de Acreditação - ONA. Atuou  ainda como consultor do mercado de saúde em parceria com a Fundação Vanzolini e outras instituições prestando consultorias à Santa Casa, hospitais públicos e privados e secretarias de saúde.

    É responsável pela disciplina de Gestão da Qualidade no curso MBA em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e ministra as disciplinas de Planejamento Estratégico em Saúde e Qualidade e Acreditação no MBA Executivo em Saúde com Ênfase em Clinicas e Hospitais da Fundação Getulio Vargas – FGV Management.

    O professor Madureira é autor colaborador do capítulo Qualidade nos Serviços de Saúde do livro GUIA DE ECONOMIA E GESTÃO EM SAÚDE (2007-MANOLE) e dos capítulos Auditoria em Saúde e Qualidade e Acreditação em Saúde do livro GESTÃO ESTRATÉGICA DE CLÍNICAS E HOSPITAIS (1ª ed. 2010 / 2ª ed. 2015 - ATHENEU).

  • Distinguir os modelos de Gestão Hospitalar e, buscar autonomia interna com planejamento financeiro/orçamentário, eleva distintas Unidades de Saúde para uma qualificação no processo econômico, bem como seu desempenho em projetar crescimento contínuo. Desafio que torna inúmeros Departamentos de Saúde engessados com grande ruptura na gestão, nosso “MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde” assume o compromisso de apresentar de forma simples e altamente eficiente idéias com práticas cotidianas, ultrapassando invalidações que possam surgir nestes ambientes, assim, transformando com propriedade as atitudes dos Gestores.

  • Cada módulo é conduzido por meio de aulas expositivas dos aspectos teóricos com exemplos práticos, exercícios, discussão dirigida e apresentação de casos.

    Avaliação da Aprendizagem:

    Os participantes serão avaliados dentro dos módulos e em cada disciplina por meio de provas realizadas individualmente e trabalhos em grupo, a critério do professor e do coordenador, sendo exigida a nota final mínima 7,0 (sete) em cada disciplina para sua aprovação. Para  aprovação é necessária ainda uma presença mínima obrigatória de 75% no curso como um todo e de 75% em cada disciplina. Como metodologia final de avaliação da aprendizagem, cada estudante deverá fazer um trabalho de conclusão de curso, TCC, contextualizado com os objetivos do curso.

     

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Entregar ao Pós Graduando referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde; Aprimorando competências técnicas gerenciais para solução de problemas na área de saúde, desenvolvendo a capacidade de compreender a organização como um todo e o contexto do cenário na qual ela está inserida e, permitindo ao estudante diagnosticar, definir e programar estratégias, objetivos e táticas para o melhor aproveitamento dos recursos e alcance dos resultados esperados pelos clientes e partes interessadas.

    A Pós Graduação – Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde - Está direcionado a Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso de nível superior e que desejam atualizar-se nas modernas técnicas da gestão empresarial aplicadas à Saúde. 

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