Pós-graduação em
MBA em Inovação e Inteligência Competitiva

Veja preços e condições de investimento:
  • A prospectiva e sua utilização como instrumento de gestão e planejamento de longo prazo. Os fatores críticos de sucesso. Métodos de construção de cenários. O método GBN - Global Business Network. Identificação da Questão Principal, Identificação dos Fatores Chaves (micro ambiente); Identificação das Forças Motrizes (macro ambiente), Ranking das Incertezas Críticas; Definição da Lógica dos Cenários; Definição dos Cenários; Análise das implicações e opções; Seleção de indicadores e sinalizadores principais.

    Utilizar as ferramentas de Design Thinking para interpretar um serviço sob o ponto de vista do cliente final; Criar e detalhar conceitos de serviço capazes de criar experiências marcantes, Utilizar métodos de prototipação para tirar o serviço do papel e torná-lo realidade; Delimitando o cenário para o novo serviço; Tratando os desafios Técnicos da implementação de um novo serviço, Criando experimentos para validar as hipóteses do serviço;  Concretização do MVP (Minimum Viable Product), e do MLP - Minimum Lovable product).

    Identificação de oportunidades de novos negócios, O processo empreendedor e o ciclo de vida das organizações; Empreendedorismo no Brasil e no mundo: a nova realidade dos negócios, surgimento das startups, As incubadoras de empresa e o apoio ao desenvolvimento de novos produtos; Alternativas para captação de recursos para novos empreendimentos; Parcerias e alianças estratégicas; Empreendedores e a internet; Intraempreendedorismo e plano de negócios.  A Inovação Aberta busca estimular o processo de inovação no qual indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. 

    Gestão Estratégica da Inovação: Liderança e Gestão de equipes em ambientes inovadores, Gestão da Inovação Aberta e Redes de Inovação, Inteligência Competitiva com foco em Inovação, Gestão do Empreendedorismo Inovador, Pilares e dilemas da Inovação , Inovação e Competitividade, Ferramentas da Inovação,  Inovação de produtos e serviços, mercados, processos, organização e gestão. Projetos de Inovação, Análises Financeiras e de Risco, Sistema de Gestão da Inovação Empresarial. Benefícios do modelo de negócio Canvas como forma de promover a inovação; Confrontar o modelo Canvas da proposta de valor  versus o segmento de clientes e o serviço a ser realizado (the job to be done); Avaliar a curva de valor, o ambiente externo e o desenvolvimento do cliente.

    Fundamentos de gerenciamento de projetos; Evolução dos Conceitos; PMI – PMBOK; Técnicas e ferramentas para gerenciamento; Elaboração de project charter; Criação de EAP - WBS (work breakdown structure);  Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM); Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto;  Indicadores de desempenho e o Earned Value (valor agregado).  Valores e princípios dos métodos ágeis de desenvolvimento de software. Análise crítica comparativa com métodos tradicionais. Gerenciamento de projetos com métodos ágeis: estimativas, planos e acompanhamento do projeto. Engenharia de software com métodos ágeis: codificação, teste, integração, implantação. Características de um processo de software ágil. 

    Mudanças de paradigmas e sua influência na vida moderna; Liderar com as pessoas; O que é ser líder hoje – A arquitetura da nova liderança. O gestor de pessoas como exemplo e referencial de excelência; O Gestor facilitando, formando e desenvolvendo pessoas; Os diversos tipos de inteligência e a inteligência emocional; Perfil do gestor e comprometimento com o alto desempenho de sua função; Visão do gestor com ações e foco nas pessoas e nos resultados; A influência das emoções no comportamento; Competência emocional; Como lidar com as emoções: autocontrole e empatia; O aprendizado do equilíbrio emocional através de práticas contínuas. 

    Alavancagem de Inovações através da abordagem do Design Thinking (DT), Estimular a criação de soluções coletivas e  criativas adotando a metodologia do Desing Thinking e do  BPM (Gerenciamento de processos de negócios);  Construção da melhoria continua no aprimoramento dos processos, Adotando o DT e a  BPM para cortar custos, aumentar a rentabilidade, melhorar a comunicação, além de reduzir o desperdício, proporcionar maior visibilidade e controle, Redução de custos operacionais, aumento na lucratividade, ampliação nos processos de conformidade e segurança.

    A sociedade da informação e do conhecimento. Organizações do conhecimento. Concepção e implantação de Sistemas de Gestão do Conhecimento Organizacional (SGCO). Gestão da inovação e do conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional; estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento; curva de valor; o processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional; postura de gestão e inovação coorporativa, ambiente, gestão da diversidade empreendedora e inovação; relações ambientais, eficiência operacional e inovação; formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços.

    Business Intelligence; métodos para otimizar a tomada de decisão nos negócios; Descoberta, organização, estruturação e mapeamento das visões do negócio. Inteligência Computacional (IC). O BI engloba a modelagem e a criação do DW, a extração dos dados coletados dos sistemas transacionais, a transformação e a carga desses dados no armazém, a construção do cubo OLAP (Base de dados Multidimensional), Mineração de Dados (data mining), processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes e o desenvolvimento de relatórios.

    TI nas Organizações – Estratégia e Conceitos; Fazendo negócios na economia digital; Tendências em Tecnologia da Informação;  Modelo de forças competitivas; A revolução da Internet - E-business e  E-commerce; B2C; B2B; Outros modelos; Mobile, e-commerce;  Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM).

    Neuromarketing e suas aplicações, Marketing Sensorial,  possibilidades e limitações. Bases e processos cerebrais do comportamento humano e do consumo. Conceitos e aplicações de neurociências em comportamento em marketing, economia, estratégia, processo decisório. Métodos e técnicas de pesquisa em neurociências. A evolução dos estudos na teoria do comportamento do consumidor e a contribuição das neurociências. Utilizadas pela maioria das startups do Vale do Silício, as ferramentas de growth hacking são compostas pela união entre o marketing e o desenvolvimento de produtos. Além de marketing e produto, growth hacking também leva em consideração conhecimentos de recursos humanos, finanças e operações empresariais.

    Visão geral de Finanças. Risco e retorno; CAPM (Capital Asset Pricing Model); CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital);  Fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro;  Período pay back simples e descontado; VPL (Valor presente líquido);  TIR (Taxa interna de retorno) e  Índice de Lucratividade;  Administração da liquidez; Administração do Capital de Giro;  Ciclos Operacional e Financeiro, Necessidade de Capital de Giro, Ponto de Equilíbrio;  Avaliação de empresas e projetos. 

    Atributos da organização inovadora. Valor de serviço, organização e gestão para aproveitar e criar oportunidades. Outsourcing e terceirização de P&D. Desenho da estrutura organizacional. Grupos abertos, redes, equipes de projeto. Gestão do conhecimento e indicadores de gestão da inovação. Conceitos de produção (de bens ou serviços) e produtividade. Abordagem sistêmica para o planejamento e gestão da produtividade. Indicadores de produtividade. Fatores críticos de sucesso e vantagem competitiva. Melhoria e inovação de processos. Diagnóstico de problemas de produtividade. Métodos e ferramentas para melhoria da produtividade e dos processos de Inovação.

    Compreendendo a metodologia Lean 6 Sigma – DMAIC e DMADV. Como implementar a filosofia Lean 6 Sigma; Ferramentas do Lean 6 Sigma integradas ao DMAIC. Mapa de raciocínio. Aplicação do DMAIC na melhoria de processos atividades e ferramentas: define, measure, analyze, improve, control. Conceito e fundamentos do Lean Service. Identificação e eliminação de perdas em serviços. Coleta e análise de dados do Gemba em serviços. Desenho do mapa do estado atual e futuro por meio do VSM (Value Stream Mapping). Planejamento e execução de melhorias por meio do MASP.

    Tipos de pesquisa. Pesquisa: pura e aplicada. Características e habilidades do pesquisador. Métodos de conduzir pesquisas. Níveis de conhecimento. Estrutura do trabalho acadêmico. Noções de conhecimento científico. Noções gerais de técnicas de investigação científica. Planejamento, execução e apresentação de pesquisa. Principais métodos e técnicas de pesquisa. Fichamento, resumo e resenha. Normas da ABNT, Plano de negócios, Apresentação de trabalhos acadêmicos.

    O curso de MBA EM INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA,  terá como trabalho de conclusão de curso, um plano de negócios, com o objetivo de colocar em prática todos os ensinamentos construídos durante o  MBA e permitir que o acadêmico tenha uma plano de negócios efetivo, podendo ser concretizado imediatamente.  O curso prevê orientações pessoais e virtuais para que seu plano de negócios tenha viabilidade técnica, social e econômica. 

  • Agenor Mattiello

    Graduado em Administração, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem vivência na área de Administrativa tendo atuado como Secretário Municipal da Administração, Gerente de Desenvolvimento de Pessoal do Banco do Brasil em 6 estados. Aprovado na seleção de Doutorado em gestão Contemporânea da Universidade de Salamanca – Espanha.  Recentemente publicou pela Saint Paul editora, o livro Marketing Bancário, coordenado por Alexandre Luiz Las Casas.  Atuou na estruturação e implantação do Departamento de Marketing do Banco do Brasil em Brasília. Coordena cursos na área de Gestão em segurança Pública para a SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e ministra aulas de MBA em diversas áreas da gestão para a FGV, UNILINS, UNITOLEDO, UCDB e UFMS. 

  • Diferenciais:

    - Corpo docente com Mestres, Doutores e pelo menos 03 professores do eixo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais;

    - Aulas com dinâmicas empresarias e práticas em laboratórios de Informática;

    - Pelo menos 03 workshops com empresários, empreendedores ou gestores de organizações privadas ou autarquias;

    - Viagem de estudos Internacional: Vale do Silício – Califórnia / EUA;

    - O trabalho de conclusão será alicerçado em plano de negócios.

     

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Nível Famper. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional – global.

    A metodologia Famper de Alto Nível remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista Famper frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob n. 2.887, em 26 de agosto de 2005.

    • Conforme termos da Resolução n. 01, de 8 de Junho de 2007.  Conselho Nacional de Educação – CNE/ Câmara de Educação Superior – CES.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade de Ampére – FAMPER  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Objetivo:

    - Maximizar os conhecimentos técnicos e comportamentais dos acadêmicos, buscando consolidar competências inovadoras;

    - Capacitar o pós-graduado a vencer os desafios em cenários competitivos, lidar com situações adversas e desafiadoras.

    - Criar negócios inovadores, sustentáveis econômica e socialmente e construir decisões mais assertivas.

    Público-alvo:

    - Interessados em gerar e praticar a inovação e a inteligência competitiva; 

    - Profissionais que buscam otimizar o desempenho de suas organizações com a utilização de processos e ferramentas da gestão contemporânea;

    - Indivíduos que almejam alavancar seus projetos ou empresas a níveis mais elevados de inovação, conquista e manutenção de mercados.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSO ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos