A origem do BPM; Principais elementos de BPM; Nove Áreas de conhecimento; Ciclo de vida de BPM; Transformação das organizações para os novos desafios.
Pós-graduação em
MBA Executivo em Gestão Estratégica de Processos de Negócios
-
A evolução do conceito. A informação como insumo básico às organizações. O Enterprise Content Management como ferramenta de sustentação à Gestão Inteligente da Informação (IIM), o modelo MIKE 2.0.
Panorama conceitual da gestão do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações, as relações entre a gestão do conhecimento e de processos.
Caracterização, multiplicidade, benefícios e riscos de um BPMS; Negócios e Tecnologias da Informação; boas práticas na automação de processos; principais tecnologias para processos de negócio.
Conceito de ECM; requisitos mínimos de um ECM. O ECM como tecnologia aplicada à gestão de processos. A articulação entre a gestão de conteúdos e a gestão de processos, áreas indissociáveis.
Conceito de Inovação: Comparações, Tipos de Inovação, Impacto da Inovação, Fontes da Inovação. Economia da Inovação: Difusão de Inovações, Inovação de Ruptura e Inovação Coletiva. Gestão da Inovação: Processo de Inovação e Metodologias Ágeis.
Conceituação geral de projeto. Gestão da elaboração e execução de projetos. Elementos básicos dos projetos. O produto do projeto e seu mercado. Estudos técnicos do projeto. Importância do projeto. Aspectos administrativos e legais, econômicos, técnicos e financeiros. Critérios de análise de viabilidade econômica de um projeto. Elaboração e análise de projetos de viabilidade.
Compreensão dos métodos de análise. Boas práticas em análise de processos; O procedimento operacional à execução da análise de processos; fatores-chave de sucesso da análise de processos.
O Sistema Toyota de Produção. Principais conceitos e ferramentas da abordagem Lean Manufacturing para melhoria de processos; Just in Time; Teoria das Restrições.
Principais conceitos e ferramentas da abordagem Six-Sigma para melhoria de processos; Controle Estatístico de Processos (CEP).
Modelagem por Objetivo. Diagramas, Mapas e Modelos. Modelagem “da Verdade”. Interação com Clientes - MOT: Moments of Truth. Modelagem de processos de negócio através da BPMN. Introdução a BPMN. Técnicas de entrevistas. Interação com o usuário. Ferramentas de modelagem.
Criar e planejar um cenário de futuro; Metas e objetivos do negócio; Desempenho do processo; Fluxo de trabalho; Evolução planejada de um processo de negócio; Metodologia e Abordagem disciplinada.
Definindo indicadores de desempenho para os processos; Definindo objetivos e metas para indicadores; Classificando indicadores de acordo com sua natureza; O Balanced Scorecard; Integrando o sistema de medição de desempenho nos processos com a Gestão e Planejamento Estratégico; Definindo indicadores de desempenho para organizações públicas e sem fins lucrativos; Orientações para Monitoramento e Controle de Processos.
Gerenciamento de portfólio de processos; Repositório de processos; Modelos de referência e estruturas de trabalho de processos; Avaliação de maturidade de processos.
Promover uma visão abrangente, considerando os cenários econômicos, legais, políticos e sociais internos e externos da organização. Analisar a situação real da empresa e desenhar o seu futuro em termos econômicos, de gestão e sucessão. Realizar a análise SWOT para cada departamento e liderança da organização e projetar as devidas adequações intra e extramuros. Construir perfil do CEO adequado para cada organização e buscar na empresa ou fora dela as oportunidades de crescimento constante frente às mudanças, cultura e clima organizacional.
Caracterização do fator risco no âmbito da gestão de processos. A cultura organização como parte das incertezas e riscos na implementação de cultura de processos. As normativas inerentes à Gestão de Riscos. Processo de Gestão de Riscos. Identificação de riscos e ferramentas. Análise e avaliação de riscos.
A gestão de custos aplicada aos projetos de gestão de processos. Perspectivas analíticas aos resultados por meio de indicadores financeiros. Mensuração do ROI (retorno sobre o investimento) nos projetos de gestão de processos. Taxa de Retorno e Payback.
Desenvolvimento de atividades práticas inerentes a modelagem de processos, simulando a realidade e o contexto organizacional contemporâneo, com a aplicação de novas tecnologias de informação e comunicação.
-
Rodrigo Pereira
Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia no Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Procurador Institucional na Faculdade NOVOESTE. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e coaching.
-
Partindo de uma visão empresarial contemporânea, o MBA Executivo em Gestão Estratégica de Processos de Negócios apresenta as principais variáveis de implementação e gerenciamento de processos, sustentando-se em conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios. Neste MBA, utilizar-se-á uma abordagem alinhada ao corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK®), sob a perspectiva metodológica do LEAN SIX SIGMA.
-
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
-
• Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
• Será considerado aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
• A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
-
O MBA objetiva desenvolver habilidades e competências profissionais dirigidas às demandas por gestão de processos de negócios (BPM - Business Process Management), aprimorando sistematicamente a visão global dos educandos em função da percepção de novas oportunidades de aprimoramento e possível implementação de soluções de BPM ao cenário organizacional.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam ou desejam atuar na área, como analistas e gestores de negócios e de processos, auditores de qualidade, gerentes de projetos, consultores, administradores, engenheiros, profissionais de TI e de outras áreas de formação.
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS


