Pós-graduação em
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

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  • Medicina holística; Humanização da Saúde; Conceitos sobre MT/MCA; Orientações e conceitos da Organização Mundial de Saúde (OMS); Áreas da MT/MCA.

    Princípios da PNPIC; Objetivos; Diretrizes; Implementação da PNPIC; Reponsabilidades institucionais; Desafios.

    Introdução; Filosofia Homeopática; Histórico; Escolas Homeopáticas; Princípios Fundamentais Semiologia Homeopática; A homeopatia na Saúde Pública; Equipe multidisciplinar em Homeopatia.

    Noções de Farmacologia Homeopática; Medicamento Homeopático: definições; nomenclatura. Farmácia Homeopática. Bioterápicos.

    Microssistemas: definição e zonas reflexas do corpo humano; Reflexologia podal; Reflexologia manual; Auriculoterapia; Planos de atendimento em terapias aplicadas a microssistemas.

    Reconhecer e gerir as emoções; A importância e aplicações da Inteligência Emocional; As competências emocionais-chave: autoavaliação, autorregulação, autodomínio e a autoconfiança; O impacto das emoções nas Terapias Naturais.

    Aspectos gerais e definições relacionadas à Fitoterapia; Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Políticas Públicas de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos; Fitoterapia na Atenção Básica; Formas de processamento e condições de armazenamento de plantas medicinais; Preparações extrativas obtidas a partir de plantas medicinais.

    Emprego terapêutico de plantas medicinais e fitoterápicos nos sistemas corporais; Patologias inflamatórias e reumáticas; Patologias dermatológicas; Interações entre plantas medicinais/fitoterápicos e medicamentos/alimentos; Efeitos adversos relacionados ao uso de plantas medicinais e de fitoterápicos; Aspectos de segurança relacionados ao uso de plantas medicinais e de fitoterápicos.

    Conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura: importância da leitura, técnicas de leitura e fichamento; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, formulário, entrevista, observação, história de vida, grupo focal, estudo de caso; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas: comunicação, mesa-redonda, painel, pôster; resenhas e trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts.

    Conceitos de Aromaterapia, Aromacologia, Aromatologia; Fundamentos de botânica e formação de óleos essenciais; Química orgânica e ativos dos Óleos Essenciais (OE); OE e suas propriedades terapêuticas; Veículos e carreadores de OE; Sinergia, precauções e usos de OE.

    Massagem clássica; Massagem terapêutica; Massagem relaxante; Drenagem linfática manual.

    A Terapia Floral: um caminho de cura para além da abordagem sintoma/remédio; A linguagem de cura das essências florais; Fundamentos e História da Terapia Floral; A Linguagem da Alma das Essências Florais; Os Níveis de cura através da Terapia Floral; Um mapa arquetípico da alma humana; Âmbito e limites da Terapia Floral; Os diferentes Sistemas Florais.

    Repertório  das Essências Florais de Bach; Processo de seleção de essências florais e composição de fórmulas.

    Fundamentos da Medicina Ayurvédica; Estudo dos Doshas; Estudos dos Gunas; Estudos dos Pontos Marmas; Avaliação dos subtipos da Ayurveda; Técnica da Massagem Ayurvédica (abhyanga).

    Medicina Tradicional Chinesa (MTC): princípios; evolução histórica; Yin e Yang; Zang Fu; Tipologia física correlacionada à MTC; Os cinco elementos; Meridianos; Pontos energéticos; Substâncias vitais (Qi, Xue Jing, Jin Ye e Shen).

    Princípios de Fitoterapia Chinesa; Recursos terapêuticos: Moxabustão, Ventosaterapia.

    Conceitos de massagem oriental; Técnicas de massagem oriental; Quiropraxia; Shiatsu; Shantala.

    Contempla a escolha do estudante para com o tema e indicação do orientador, os encontros são periódicos, presenciais e on-line, estudante e orientador podem estabelecer horários flexíveis para ambos. Intuito de acompanhamento e, amadurecimento do tema proposto. Em seguida a elaboração / correção / finalização do artigo de conclusão da especialização e encaminhamento para submissão da instituição.

  • Valeska Ferreira

    Mestra em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste - UFMS, Especialista em Metodologia do Ensino superior pela UNIDERP (2002), Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Docente da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2000-2009), tem experiência na área de Farmácia e Cosmetologia, com ênfase em Farmacoténica,Tecnologia Farmacêutica e Cosmética, Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cosmetologia, Farmácia Magistral, Uso Racional de Medicamentos. Possui formação e é licenciada como Coach pela Sociedade Brasileira de Coach (SBC) e Institute of Coach (IOC - USA) e Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).

  • As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ampliam os conceitos convencionais de tratamento, relacionando corpo, mente e consciência. Como cenário, o panorama da saúde no Brasil coma inserção de Práticas Integrativas e Complementares, estimulada pelas políticas do Ministério da Saúde, em especial pela Portaria N.º 971 de 3 de Maio de 2006 que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS e, posteriormente, o Decreto N.º 5.813, de 22 de Junho de 2006 que aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). Diversas instituições de saúde no Brasil estão inserindo as práticas complementares, abrindo espaços de trabalho para consultores e profissionais dessas áreas de atuação. Os profissionais podem atuar como consultores em práticas integrativas e complementares, com habilidade para trabalhar junto a equipes multidisciplinares na implantação de tais práticas em serviços públicos ou privados de saúde. Além destas possibilidades, a empregabilidade também é possível no setor privado: consultórios, clínicas, SPAS, Resorts, centros de estética, entre outros. 

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    A metodologia NOVOESTE de Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • O curso é destinado a profissionais de saúde (Tecnólogo em Estética e Cosmética; Biomédicos; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos; Nutricionistas; Psicólogos) e terapeutas com diploma de nível superior que atuam ou desejam atuar na área das Terapias Integrativas e Complementares.

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