Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar

Valores e Condições

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e valores do curso

1. Anatomia e Fisiologia Cardiorrespiratória do Neonato e da Criança

Desenvolvimento pré-natal: período de divisão celular, embrionário e fetal. Sequência temporal do desenvolvimento humano da 1ª a 38ª semanas. Crescimento e ganho de peso no período fetal. Formação do sistema respiratório. Formação das cavidades pleurais. Anomalias congênitas nas vias aéreas inferiores. Desenvolvimento do diafragma e músculos respiratórios. Formação do palato.

2. Fisiopatologia das doenças Respiratórias, Cardíacas, Neurológicas, Renais e Hepáticas

Doenças pulmonares obstrutivas: bronquiolite e asma. Doenças pulmonares restritivas: fibrose cística, atelectasia e SDRA. Doenças específicas do período neonatal: taquipnéia transitória do recém-nascido, apnéia da prematuridade, displasia broncopulmonar, síndrome de escape de ar, síndrome da aspiração do mecônio, refluxo gastroesofágico, asfixia peri-natal, hipertensão pulmonar, síndrome do desconforto respiratório; Doenças supurativas do pulmão; Doenças do mediastino e pleura e Pneumonias.

3. Biossegurança

Definições / conceitos. Principais processos infecciosos e suas precauções padrões. Classificação das áreas, artigos e meios. Processamento de artigos e superfícies. Controle de materiais. Descarte de material contaminado. Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção na UTI. Atividade laboratorial.

4. Farmacologia Neonatal e Pediátrica

Introdução à farmácia clínica: panorama histórico, definição, importância, serviços farmacêuticos clínicos, fontes de informação para a prática clínica. Principais enfermidades na neonatologia/pediatria e suas terapias farmacológicas: apneia da prematuridade, convulsão neonatal, displasia broncopulmonar, síndrome do desconforto respiratório, hipertensão pulmonar, cardiopatias, choque/sepse neonatal, doenças infecciosas do trato respiratório alto e baixo, asma, vômitos e diarreia, infecção urinária, síndromes. Características que interferem na terapia medicamentosa dos neonatos e crianças. Eventos adversos a medicamentos em neonatos e crianças.

5. Semiologia e avaliação funcional em terapia intensiva neonatal e pediátrica

Semiologia geral cardiorrespiratória e neurofuncional do neonato e criança admitidos no pronto-socorro e internados em Unidade de Terapia Intensiva e enfermaria. O pós-graduando será capaz de identificar e interpretar os resultados fornecidos por escalas de avaliação de desenvolvimento neuromotor em Unidades de Cuidados Neonatais e por escalas de funcionalidade em crianças internadas em UTI pediátrica.

6. Exames de imagem e laboratoriais

Bases fisiológicas dos exames de imagem, exames normais de tórax e técnicas, aspectos radiológicos das pneumonias/ pneumonias aspirativas, pneumotórax, enfisema subcutâneo, pnemomediastino, derrames pleurais, paquipleuris, abcessos, tuberculose, pneumatoceles, tumores intratorácicos, SDRA, edema pulmonar, atelectasia, displasia broncopulmonar, hipertensão pulmonar, avaliação da movimentação diafragmática, fraturas de arcos costais, tipos de infiltrados (nodular, intersticial), asma, fibrose cística. Exames bioquímicos (Cálcio, Fósforo, Potássio, Sódio, Magnésio) Exames laboratoriais (hemograma, PCR, cultura de secreções, coagulograma, função hepática e função renal).

7. Assistência fisioterapêutica ao recém-nascido de alto risco

Avaliação, diagnóstico, abordagem fisioterapêutica e monitorização cardiorrespiratória do neonato e da criança em UTI de alto risco. Avaliação e monitorização cardiorrespiratória do paciente neonatal e pediátrico sob ventilação pulmonar mecânica. O aluno será capaz de avaliar e a interpretar a mecânica pulmonar e os gráficos de ventilação mecânica invasiva, bem como a interação paciente-ventilador e a monitorização do equilíbrio ácido básico.

8. Ventilação Mecânica e Ventilação não invasiva em neonatos e crianças

Ventilação mecânica e suporte ventilatório invasivo em Neonato e Pedrátrico. Fração inspirada de oxigênio (FiO2). Pressão positiva ao final da expiração. Alto fluxo. Ventilação Oscilatória de Alta. Freqüência (VOAF). Posição prona. Óxido Nítrico Inalatório. Surfactante. 

9. Abordagem respiratória do Neonatal e da Criança

Avaliação em Fisioterapia respiratória. Manobras Respiratórias Convencionais. Manobras Respiratórias. Recursos terapêuticos para Fisioterapia Respiratória. Reabilitação pulmonar. Atendimento respiratório em situações especiais. Técnicas para treinamento muscular respiratório. Transporte do Paciente Grave Aéreo e Terrestre.

10. Abordagem motora no Neonato

Desenvolvimento Motor. Reflexos no primeiro ano de vida - como avaliar e testar os reflexos em cada idade: Reflexos primitivos, reflexos superficiais, reflexos musculares profundos. Distúrbios motores: postura, habilidades motoras finas e grossas, coordenação e equilíbrio, reflexos, hipertonia e hipotonia. Técnicas e recursos em Fisioterapia motora. Sistemas sensoriais (tátil, vestibular, cinestésico, propioceptivo e visual). Tecnologia Assistiva.

11. Abordagem motora na criança

Avaliação Motora. Escalas de Desenvolvimento. Patologia Osteomusculares na Infância e Abordagens da Fisioterapia (Torcicolo Congênito, Luxação de Quadril, Deformidades da Coluna Vertebral, Pé Torto). Lesões Encefálicas Congênitas e Adquiridas na Infância. Definição, Avaliação e Tratamento. Paralisia Cerebral e Mielomeningocele, TCE e Síndromes Genéticas.

12. Assistência fisioterapêutica pré e pós-operatória em crianças cardiopatas

Fisiopatologia dos principais comprometimentos cardíacos. Identificar e avaliar a criança portadora de cardiopatia congênita. Fatores de risco e complicações deste tipo de cirurgia. Particularidades do pré e pós-operatório para discutir o tratamento fisioterapêutico e o gerenciamento do suporte ventilatório mais adequados para as diversas situações clínicas. Acompanhamento da criança no pós-operatório em enfermaria.

13. Fisioterapia e Saúde Materna

Gestação. Pré-parto, parto e pós-parto. Puerpério. Amamentação. Incontinência Urinária. Dor pélvica.

14. Polineuropatia e mobilização precoce em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica

Fisiopatologia dos comprometimentos neurológicos mais comuns entre crianças. Avaliação e identificação dos pacientes mais suscetíveis a desenvolver fraqueza muscular na UTI pediátrica. Tratamento fisioterapêutico mais adequado para cada caso. Abordagem da mobilização precoce e posicionamento para estes pacientes.

15. Assistência Fisioterapêutica Humanizada em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica

Discussão de práticas para tornar a fisioterapia mais agradável nas UTIs Neonatal e Pediátrica. Discussão de como desenvolver estratégias criativas a serem inseridas no atendimento fisioterapêutico nestas UTIs. Relação fisioterapia x pais x pacientes. Oficina de práticas: toque terapêutico, Shantala, Reiki, ofurô, musicoterapia, massoterapia e redeterapia.

16. Gestão de Pessoas, Saúde Mental e Autocuidado

Atuação no trabalho institucional, fornecendo subsídios para a compreensão dessa dinâmica, suas características específicas e como ela interfere no processo de adoecimento dos pacientes, familiares e funcionários. Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características

17. Visita técnica em todos os territórios de estágio. Início dos estágios

18. Estágio supervisionado

O papel do fisioterapeuta nos hospitais é fundamental para prevenir e tratar complicações musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias, vasculares, neurológicas e tegumentares. Fornecer conceitos básicos, específicos e conhecimento prático é necessário para que este profissional esteja preparado para atuar em qualquer setor de hospitais de média e alta complexidade.

Com a Especialização em Fisioterapia Hospitalar, o profissional estará apto a atuar tanto nas Unidades de Terapia Intensiva quanto em unidades específicas, além de estar capacidade para atender intercorrências em qualquer unidade no complexo hospitalar.

OBJETIVOS
- Habilitar o fisioterapeuta a desempenhar suas atribuições no atendimento a pacientes adultos, pediátricos e idosos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva ou clínicas de especialidades;

- Proporcionar uma visão inovadora e crítica com embasamento cientifico das técnicas de fisioterapia cardiorrespiratória e hospitalar em diversas funções como prevenir, avaliar, prescrever e realizar as condutas, no âmbito hospitalar;

- Atualizar o profissional nas diversas áreas de atuação da fisioterapia hospitalar;

- Desenvolver e potencializar o olhar e raciocínio clínico do fisioterapeuta para os mais diversos diagnósticos e situações clínicas, que podem comprometer a saúde humana.

PÚBLICO-ALVO
Fisioterapeutas.

Lilian Assunção Felippe

Lilian Assunção Felippe

Fisioterapeuta pela Universidade de Grande Dourados - UNIGRAN. Especialista em Fisioterapia Intensiva pela Faculdade Estácio de Sá, Mestra e Doutora na linha de pesquisa respostas ao exercício e saúde humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul pelo Programa de Pós-graduação Saúde e Desenvolvimento da região Centro-Oeste. Iniciou a docência em 2014 como professor substituto do curso de Fisioterapia e no Programa de Residência Multiprofissional em saúde, área de Concentração em Atenção ao Paciente Crítico na UFMS. Docente dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Faculdade Estácio de Sá. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior concedido pela Fundação CAPES na Universitat de València - Espanha. Foi docente e membro da Comissão de Avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Atualmente docente no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e da UNIDERP.

  • Adriana Ferreira London Mendes

    Adriana Ferreira London Mendes

    Pós - Graduada em Fisioterapia Cardiorrespitória – UNESP; Mestre em Fisioterapia – UNITRI; Título de especialista em Fisioterapia em Terapia intensiva adulto pelo COFFITO.

  • Edmar Mônaco Sanches

    Edmar Mônaco Sanches

    Pós-graduação em fisioterapia hospitalar - 2006 (UNOESTE) Presidente Prudente- SP; Graduação em Fisioterapia UEL - 1994 Londrina - PR; Fisioterapeuta da UTI adulto geral da Santa Casa de Campo Grande de 1994 até 2018; Fisioterapeuta da UTI neonatal do Hrms desde 2012.

  • Ewerton Ratier Pereira

    Ewerton Ratier Pereira

    Pós-graduado em Acupuntura pela ABA - Associação Brasileira de Acupuntura; Pós-graduação em fisioterapia intensiva pela FACULESTE - Faculdade do Leste Mineiro; Fisioterapeuta da Santa Casa de Campo Grande atuando em Centro de Terapia Intensiva e enfermarias com foco em paciente crítico, ventilação mecânica e cuidados paliativos.

  • Gilberto Vieira Junior

    Gilberto Vieira Junior

    É graduado em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2006). Em 2007 concluiu sua especialização em Fisioterapia Cárdiorrespiratória pelo Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Hospital da Criança. Atua na área assistencial e docência, com experiência na área de Fisioterapia Cárdiorrespiratória, Terapia Intensiva e em fisioterapia Neurofuncional.

  • Juliana de N. Medeiros de Britto

    Juliana de N. Medeiros de Britto

    Graduada em Fisioterapia pela UCDB; Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica; Tutora regional do Método Canguru; Atualmente, fisioterapeuta do PS PED da Santa Casa, já tendo atuado na UTI pediátrica, UTI neonatal, UCINCO e UCINCA.

  • Marlon O. de Oliveira

    Marlon O. de Oliveira

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Atualmente Chefe do Serviço de Fisioterapia da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, professor das matérias de Anatomia e Gerenciamento de Pessoas e Serviços de Saúde no curso de enfermagem da Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL) e Professor do curso de Fisioterapia das disciplinas: Fisioterapia Cardiológica, Fisiologia Aplicada Atividade Motora, Fisioterapia Integrada e Evolução Histórica da Fisioterapia da Faculdade Campo Grande (FCG) Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em FISIOTERAPIA HOSPITALAR e ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR. Dedique algo de sua vida aos outros. Sua dedicação não será um sacrifício. Será uma experiência divertida porque é um intenso esforço aplicado para um fim significativo Dr. Thomas Dooley.

  • Maurício Rodrigues Comin

    Maurício Rodrigues Comin

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2014). Especialista em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pela Universidade Estácio de Sá (2016). Formado em Osteopatia Estrutural - IDOT. Atualmente é fisioterapeuta especialista do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Esportiva, Osteopatia e Supervisão de Estágio em Ortopedia e Traumatologia.

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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar

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Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


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