Construir um retrospecto histórico dos estudos linguísticos, focalizando as diferentes fases de formação da Linguística, enquanto ciência, ao longo do século XX.
Pós-graduação em
Língua Portuguesa, Literatura, Weblinguagem e Língua Portuguesa para Surdos
-
Contextualização histórica de surgimento, teorias do fantástico, literatura fantástica brasileira e estrangeira. Prática e perspectivas transmídia e experiências em sala de aula.
Fonação: constituição do aparelho fonador. Conceitos de Fonética e Fonologia. Processos fonológicos: assimilação, harmonização vocálica, debordamento, neutralização e arquifonema. Fonética e Fonologia do português do Brasil: os sistemas: vocálico e consonantal. Sílaba: conceito e estrutura. Noções básicas de prosódia: acento, ritmo e entoação. Regras ortográficas vigentes.
Conceitos de morfologia e seus aspectos componentes. Classes de palavras e categorias gramaticais. Processos formais de formação do léxico.
Desenvolvimento do letramento transnacional dentro do ensino da língua portuguesa – Sobre homogeneidade e heterogeneidade no ensino de línguas – Globalização, história e influências – Processo de colonialidade e decolonialidade – Globalização, interação e letramento crítico: Formação continuada de professores de língua portuguesa– Globalização, política crítica de línguas e formação de professores.
Sintaxe do português contemporâneo. Frase, oração, período. Análise sintática da estruturação do período simples. Abordagem tradicional: termos das orações (essenciais integrantes e acessórios). Abordagens linguísticas. Estrutura de constituintes. Sintaxe de concordância (nominal e verbal) e de regência (nominal e verbal). A pontuação e o sentido. Sintaxe do português contemporâneo. A sentença complexa e sua tipologia: a coordenação, a subordinação e subordinadas não conjuncionais: infinitivas, gerundiais, participiais. A correlação. Aspectos normativos e estilísticos da colocação dos pronomes oblíquos e relativos. Estrutura sintática da variedade popular e da norma culta do Português Brasileiro.
Por meio da gramática comparativa, da perspectiva inclusiva e identitária, o ensino da língua portuguesa como segundo idioma, tem que ser compreendido como transversal e inclusivo.
Modificação do sentido. Relações semânticas de sinonímia e ambiguidade; de contraste e antonímia; de semelhança e paronímia; de conotação; de homonímia e polissemia. Sintaxe e Discurso. As diferentes concepções de linguagem e as abordagens do discurso. Relações entre conhecimento linguístico e uso da língua, segundo as várias correntes de estudos da linguagem.
O ensino de língua portuguesa e formação de leitores em novas e distintas perspectivas educacionais. Discussões acerca de letramento (s) e inserções do fazer ler e do ter prazer à leitura. A inserção dos quadrinhos e outros gêneros no processo de ensino da língua portuguesa.
Aspectos extralinguísticos e intralinguísticos formadores e diferenciadores do português em suas variantes nacionais europeias e americana.
Teorias do texto e do discurso. Concepções de língua, texto e discurso, nas diferentes perspectivas teóricas. Aspectos históricos, conceituais e metodológicos da Linguística Textual. Concepções de língua, de texto, de sentido, de sujeito, de textualidade, de contexto, de coesão e de coerência. Gêneros escritos e gêneros orais. Relação entre gênero e discurso, tradição bakhtiniana. Relação entre gênero e estilo. Estilo individual e estilo de gênero.
O texto escrito e sua importância no mundo contemporâneo. Variedades de texto e sua aplicação para a eficácia e o aprimoramento da expressão escrita. A produção escrita. Descrição. Narração. Definição. Elementos Narrativos. Tipos de descrição. Elementos constitutivos do texto descritivo. Dissertação. Argumentação. Definição. Tipos de argumentação. O desenvolvimento do parágrafo. Coesão: organização interna do texto. Mecanismos de coesão textual. Conectivos lógicos. Coerência: repetição, progressão, não repetição. Padrão linguístico: ortografia; pontuação; crase; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; dificuldades gerais do português.
Histórico do ensino de português do Brasil para falantes de outras línguas no país e no exterior. Tendências metodológicas discerníveis nos múltiplos contextos de ensino do português como língua estrangeira.
Ciberespaço e Cibercultura; Internet e Web – Manuseio e pesquisa; A Web Social e Interativa (Web 2.0) – Principais ferramentas; A produção hipertextual em suporte digital – estratégias de retextualização e textualização; Gêneros e tipologias digitais emergentes na Web; A linguagem dos canais interativos informais da Net (Internetês).
Contexto histórico da Psicologia da Educação. Elementos essenciais para o estudo da psicologia da educação: motivação, percepção, personalidade, desenvolvimento, aprendizagem, afetividade, inteligência emocional. Medicalização na Educação. Educação Inclusiva. Produção de subjetividade a partir da escolarização na sociedade moderna.
Metodologia da pesquisa: ciência e conhecimento científico. Elaboração de projetos de pesquisa. Estruturação, planejamento e organização da pesquisa científica. Normatização de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT.
Propiciar o conhecimento conceitual e histórico do pensamento lógico, desenvolver competências necessárias ao domínio de interpretação e produção de textos com linguagem organizada, coerente e persuasiva, qualificar os participantes a atuarem como profissionais e pesquisadores com conhecimento profundo da comunicação e do argumento em língua portuguesa.
-
Geiser W. Barreto Jonusan
Graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal (UNIDERP/Anhanguera) (2011), licenciado em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas. Pós Graduação "Lato Sensu" - Administração Escolar Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2013). Mestre em LETRAS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) (2015-2017).
-
A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.
São utilizadas metodologias ativas de ensino, na preparação de apresentações, trabalhos em grupo e estudos de casos reais em propostas de soluções para problemas relacionados à temática, dando ênfase também, no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A metodologia NOVOESTE Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas. Nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais - indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.
Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das ideias para com os trabalhos de conclusão de curso.
O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.
-
• Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
• Será considerado aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
• A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
-
Propiciar a formação técnica e científica de profissionais de Letras, no âmbito do ensino e da pesquisa, nas áreas de Língua Portuguesa. Esta especialização é dirigida a professores cujo principal interesse seja a melhoria do desempenho acadêmico de alunos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, levando estes professores a se conscientizarem da importância da pesquisa em sua vida profissional.
Objetivos Específicos
- Aprofundar estudos teóricos sobre a Língua Portuguesa e de suas relações com outras áreas de conhecimento.
- Realizar uma revisão crítica da prática pedagógica com base em uma reflexão sobre a linguagem e seus usos.
- Rever as concepções de linguagem presentes no ensino de língua, tendo em vista os fundamentos da filosofia da linguagem.
- Analisar as contribuições científicas de pesquisas atuais para os processos de leitura, de produção de textos e de análise linguística.
- Contribuir para a aquisição de embasamento teórico acerca da Língua Portuguesa com vistas à continuidade de estudos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado).
- Subsidiar o trabalho dos professores do Ensino Fundamental e Médio, visando uma melhor qualidade desses níveis de ensino.
Corpo Docente
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS


