Principais teorias;
Modelos e escolas;
Formação e classificações da personalidade;
Cases
Pós-graduação em
MBA em Psicologia Positiva: Pessoas, Organizações e Felicidade
-
Desenvolvimento mental positivo das habilidades socioemocionais;
Elementos da psicologia positiva;
Importância das emoções e sentimentos: como identificar e lidar;
CasesInstituições sociais:Funções e responsabilidades na promoção do bem estar, saúde mental e felicidade;
Sociabilidade, solidariedade e a empatia;
O Estado e as políticas públicas x saúde mental;
CasesPricípios de psicopatologia;
Principais desencadeadores de transtornos psicopatológicos;
Principais transtornos psicopatológicos e o sofrimento psiquico;
CasesFamília e a prevenção do comportamento antissocial, consumo de álcool e outras drogas (modelo de processo de intervenção);
Importância da família na formação da felicidade, desenvolvimento das habilidades socioemocionais;
Prevenção dos transtornos familiares;
A sexualidade e sociabilidade contemporânea;
Grupo de iguais e modelos: influências, identificação e aceitação;
CasesImportância da resiliência e da invulnerabilidade nas organizações;
Resultados emocionais e organizacionais;
Método Ikigai como processo de identificação de propósitos: individual e coletivo;
CasesMindfulness: conceito e prática;
Aplicabilidade e resultados;
Vivência;
Registros do levantamento empírico dos resultados com os alunos.Principais teorias e técnicas de intervenção Psicosocial
Psicologia Positiva – Práticas, resultados e ação multidiciplinar
CasesPapel e importância da PP nas práticas de coaching, mentoring, assessment e outros;
Felicidade nas práticas multidisciplinares;
CasesPrincipais conceitos de felicidade e bem estar;
Conceituação de saúde;
Função do psiquismo;
Principais teorias: (filósofos, escritores, poetas e outros);
CasesMusicoterapia;
Música e suas relações com as emoções e o bem estar;
As relações da música com a alto performance;
CasesModelos e métodos científicos;
Aplicabilidade e prática orientada;
Modelos de interveção e investigação científica individualizada;
Cases – Projeto, Produção de material do curso e montagem do livro: Ensaios sobre a felicidade e as variáveis: produtividade; saúde; violência; sucesso profissional e outrosComunicação;
Comunicação passiva e ativa;
Minhas e tuas mensagens;
Comunicação não violenta;
Comunicação na produção do beme estar ou conflitosPrática e contribuição do autoconhecimento e percepções;
Felicidade – um olhar diferenciado do mundo;
Filosofia e a psicologia positiva;
CasesA prática da psicologia positiva no dia a dia;
Vantagens e objetivos da PP e os esportes;
Resultados com a PP;
CasesHistória e modelos de promoção da felicidade;
Butão e outros exemplos de modelos e políticas sobre felicidade;
Modelo de diagnóstico social e governamental;
Diferença entre o FIB x PIP;
CasesApresentação dos trabalhos de pesquisa/artigos;
Seminário aberto ao público -
José Ricardo Nunes da Cunha
Doutor em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Santiago de Compostela (2004). Especialista em Gestão de Pessoas. Psicoterapeuta e Profissional COACH. Diretor Geral da José Ricardo Nunes da Cunha & Associados: consultoria em gestão empresarial. Atual na área de gestão empresarial; recrutamento e seleção de talentos; desenvolvimento pessoal e corporativo; planejamento estratégico, Remuneração e PCS, bem como, ministra aulas em diversos curso de Pós-graduação Lato Sensu na Faculdade NOVOESTE.
-
O mundo sempre esteve em busca de mudanças, o mundo busca o bem-estar, a satisfação, a saúde mental e principalmente a FELICIDADE. A promoção do equilíbrio, o tempero, a harmonia, a composição e a flexibilidade podem indicar melhor forma de adaptação em busca destes tão difíceis conceitos. Nesse sentido a Faculdade NOVOESTE propõe o grande e ousado desafio de buscar a soma e equilíbrio entre as duas culturas. Promover reflexões e abastecer de recursos técnicos e principalmente e juntamente com o cognitivo, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
A busca do prazer é talvez a principal função do psiquismo, como nos ensina Freud:
O curso dos eventos mentais está automaticamente regido pelo princípio do prazer, ou seja, acreditamos que o curso desses eventos é invariavelmente colocado em movimento por uma tensão desagradável e que toma uma direção tal, que seu resultado final coincide com uma redução dessa tensão, isto é, com uma evitação do desprazer ou uma produção de prazer” Vol. XVIII – Além do princípio de prazer (1920, p. 17).
Cada vez mais a sociedade Ocidental incentiva e estimula o consumo, associando o “ser” com o “ter”. Seremos mais se tivermos mais, isso aumenta o gap, a defasagem, entre o desejo e a realização, provocando mais ainda a sensação do desprazer, da incapacidade, da infelicidade e das doenças emocionais.
Quando mestre Sócrates afirma que A vida não examinada não vale a pena ser vivida, defendia a autoavaliação pessoal constante e o esforço para o auto aprimoramento, como a vocação mais elevada do ser humano, como a maior competência possível, para a promoção dos ajustes necessários em busca da sua plenitude. Nas relações sociais e pessoais, atribuímos e transferimos para os outros e para as coisas, o poder da nossa felicidade.
Uma das grandes tendências e um dos grandes desafios, que a NOVOESTE se propõe, é a consolidação da humanização, não apenas do ensino, mas das relações com o mundo, onde esta humanização é o resultado da evolução intrapessoal e da promoção da inteligência emocional. A humanização não se determina, é um resultado, um sintoma da evolução da espécie, desenvolvimento do ser humano. A NOVOESTE, assume este contemporâneo tempero entre as quatro grandes e principais inteligências: A Física, a Intelectual a Emocional e a Espiritual.
A Proposta desta pós é também oferecer a sociedade, através do pós graduandos, a grande possibilidade de desenvolver a solidariedade, uma cultura mais empática e feliz. Os professore trazem conteúdos atualizados, principalmente levando em conta os nove pilares da felicidade: BEM ESTAR PSICOLÓGICO – SAÚDE – USO DO TEMPO – VITALIDADE COMUNITÁRIA – EDUCAÇÃO – CULTURA – MEIO AMBIENTE – GOVERNANÇA E PADRÃO DE VIDA.
O referencial teórico é a Felicidade Interna Bruta – FIB e a Psicologia Positiva, hoje o curso mais procurado em Harvard.
-
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
-
• Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
• Será considerado aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
• A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
-
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados de psicologia.
OBJETIVOS
• Transmitir conceitos teóricos e práticos das questões específicas associadas à psicologia Positiva: histórico e dinâmica;
• Descrever as diferenças das outras escolas e modelos de intervenção;
• Propiciar visão e conhecimento crítico da importância em promover o “novo” modelo desde a infância e da juventude contemporânea;
• Aplicabilidade nos processos preventivos: desde o bem-estar até a prevenção de patologias emocionais, comportamento antissocial, uso de álcool e outras drogas;
• Proporcionar a aquisição de conhecimentos e a sua integração com processos interventivos psicoterápicos com instituições sociais e comunidade; esporte; escola e outros;
• Propiciar análise crítica das novas tendências e intervenções multidisciplinares com aplicabilidade da Psicologia Positiva como instrumento na produção do bem-estar individual e coletivo, em sociedade e nas Organizações;
• A importância da inclusão familiar no permear a cultura do positivo, da saúde e não no negativo, na doença;
• Novas formas de comunicação com o mundo;
• Permear uma cultura de resiliência e invulnerabilidade;
• Promover na cidade uma cultura preventiva através de seminários integradores;
• Produção e publicação do saber: Ensaios sobre a Psicologia Positiva: a Produção do Bem-Estar e da Felicidade.
Corpo Docente
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS


