Pós-graduação em
Spiritual Care: Uso da Espiritualidade no Enfrentamento de Crises (Ao Vivo)

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  • História das religiões; Ritos; Teologias; Místicas e Religiosidades.

    Conceituação; Manual de Spiritual Care do National Health Service (NHS)

    O sentido ou a essência do fenômeno (influenciadas ou pelos estudos de Hermenêutica, ou pela Fenomenologia Filosófica de Edmund Husserl), chegando até às que combinam uma base empírica com um momento fenomenológico. Autores como G. van der Leeuw, Mircea Eliade, Rudolf Otto, Rafael Pettazzoni serão estudados.

    Busca de compreensão da alteridade religiosa pela interpretação antropológica. Principais “correntes” e “escolas” da antropologia frente ao fenômeno religioso.

    Oferecer elementos para uma compreensão abrangente do diálogo interreligioso, entendido como uma atitude positiva e construtiva de abertura e escuta da tradição religiosa do outro, o que possibilita um enriquecimento recíproco através do compartilhar das riquezas éticas e espirituais.

    Evidências em pesquisa envolvendo saúde, espiritualidade e religiosidade; Desafios, Forças e Fraquezas das Pesquisas em Religiosidade, Espiritualidade e Saúde; Desenhos de projetos de pesquisa em saúde, espiritualidade e religiosidade; Amostra, escrita e publicação em pesquisas envolvendo saúde, espiritualidade e religiosidade

    Promover a desconstrução de uma ambivalência histórica de que ciência e fé são fenômenos dicotômicos, abrindo espaço para uma discussão construtivista, agregadora e solidária no meio acadêmico. 

    Trata-se da anamnese espiritual, uma forma de mapear o perfil espiritual/religioso, a partir de questões que buscam identificar os valores cultivados pelo paciente – por exemplo, se ele vê relação entre o sofrimento psíquico e a religião seguida, ou a que a pessoa recorre em momentos de dificuldade. 

    A espiritualidade se mostra significativa na área dos cuidados paliativos, reduzindo o sofrimento, independentemente do estágio da doença. Também a espiritualidade influencia na maneira que os pacientes enfrentam os problemas de saúde, proporcionando bem-estar, não apenas diante da morte.

    Dados dos últimos censos de religião no Brasil; Pluralismo Religioso no Brasil.

    Panorama histórico da relação entre Saúde Mental e Espiritualidade, dentro do contexto mundial.

    Esse curso teórico-vivencial vai trazer os fundamentos para a criação de grupos de apoio mútuo que visam discutir esses temas com respeito a diversidade de crenças e a subjetividade de cada um. Apresentaremos diversas ferramentas que vão ajudar na ressignificação e integração das experiências espirituais, que muitas vezes podem ser extremamente angustiantes e desagregadoras, estimulando o autoconhecimento e a ampliação dos recursos pessoais e relacionais através de um espaço participativo e de troca de experiência.

    Ciência e pesquisa; Planejamento de pesquisa científica; Tipos, métodos e técnicas de pesquisa científica; Coleta e análise dos dados; Projeto de pesquisa. Metodologia para produção de pesquisa. Apoio e orientação ao aluno para que seja capaz de produzir conhecimento com o recurso de métodos e técnicas específicas.

    Ao trabalharmos com o adoecimento humano, nos deparamos constantemente com a necessidade de comunicar uma má notícia ao paciente e/ou seus familiares, seja em relação ao diagnóstico, aos tratamentos difíceis e as vezes dolorosos e mutilantes, em relação aos prognósticos fechados ou duvidosos e muitas vezes sobre a ocorrência de morte próxima. Assim, a religiosidade e espiritualidade do paciente e seus familiares, bem como também, a dos profissionais da saúde, que cotidianamente estão em contato com a dor e o adoecimento, influenciam diretamente na forma como essa notícia será transmitida ou recebida.

    Desde sua fundação, a Psicologia Transpessoal compreende a espiritualidade como uma dimensão humana natural, que se relaciona com a construção de valores perenes e com a produção de sentido para a vida. Por essa razão, por muitos anos ela se manteve distanciada do ‘mainstream’ psicológico, até que mais recentemente, novas pesquisas sobre a relação entre espiritualidade e saúde chamaram a atenção para a importância dos Estados Ampliados de Consciência e das experiências Transpessoais como um caminho para o desenvolvimento do Ser, para além de seus aspectos pessoais, rumo a estados mais integrados e saudáveis.

    Pelo senso comum estamos acostumados a enxergar a Teologia com um teor de moralização do que seria o certo e errado a fazer. Porém, nos falta conhecer a Teologia como uma disciplina filosófica que auxilia no processo terapêutico ao oferecer ferramentas para que possamos entender a presença do divino na cultura e como a interpretação deste no cotidiano pode ser um fator protetor ou insalubre para a saúde mental.

    Nessa formação aborda-se os conceitos relacionados à religiosidade e espiritualidade e como se dá a interface desses conceitos com a saúde.  A partir desse embasamento teórico, aplica-se essa perspectiva à prática clínica, criando habilidades para o profissional acessar os aspectos espirituais e religiosos dos pacientes, através de estratégias como estudos de caso e o treinamento na Anamnese Espiritual do ProSER.

    Conhecimento humano. Conhecimento popular; conhecimento científico. Níveis de conhecimento. Conceito de ciência. Métodos da ciência. Os fundamentos da metodologia científica para o estudo acadêmico. Apresentação de modelos de produções científicas. Tipos de pesquisa; elaboração de projetos de pesquisa; investigação, elaboração, apresentação de trabalho científico. Orientações segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  • Leonardo Gonçalves

    Estágio pós-doutoral em linguística, em andamento (UEMS). Doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio de doutorado sanduíche no Centre détudes en sciences sociales du religieux (CéSor/EHESS) - Paris, França. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduado em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação (EAD) pelo CESUMAR. Seus interesses de pesquisa referem-se aos seguintes campos temáticos: Religião e Modernidade (Modernidade Religiosa); Protestantismos e Transformações no campo religioso; Fronteiras e interfaces da Teologia com outros saberes, como a filosofia, a sociologia e a psicologia. Membro/pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Paul Tillich de teologia e cultura, do(a) Universidade Metodista de São Paulo; Grupo de Pesquisa Direito, Sociedade e Cultura vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e do CRELIG (Dinâmicas territoriais, cultura e religião).

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

    Certificado Novoeste

  • OBJETIVO GERAL

    Preparar profissionais e interessados que lidam com diferentes tipos de crises para ampliar seus conhecimentos sobre o fenômeno da espiritualidade e seu potencial como cuidado no enfrentamento de situações difíceis.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Compreender o fenômeno religioso e suas causas;
    - Entender a diferença entre religião e espiritualidade;
    - Trabalhar com a importância do diálogo e a tolerância religiosa;
    - Apontar a espiritualidade como um cuidado em um universo de possibilidades para enfrentamento da crise humana.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais de saúde; professores; líderes religiosos; capelães e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a relação entre espiritualidade e saúde.

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